
O Ford Mondeo pode ter desaparecido das ruas europeias e norte-americanas, mas continua firme na China — e em nova fase.
A Changan Ford confirmou o lançamento da nova geração do sedã para o dia 4 de dezembro, após a estreia pública no Salão de Guangzhou 2025.
O modelo traz um visual totalmente renovado, interior tecnológico e mais potência sob o capô, mirando diretamente no gosto do consumidor chinês.
Do lado de fora, o sedã adotou um perfil fastback com postura mais baixa e larga, além de um novo conjunto frontal com grade redesenhada que ainda mantém traços clássicos do design da Ford.
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Detalhes em preto no teto, retrovisores e molduras das janelas reforçam o apelo moderno, enquanto as maçanetas embutidas nas portas dão um ar futurista.

Na traseira, o Mondeo chinês exibe lanternas com o já conhecido grafismo de três barras da Ford.
O interior é onde as mudanças mais impactantes aparecem.
O painel agora abriga uma gigantesca tela única de 27 polegadas, com 1,1 metro de largura e resolução 4K, que percorre praticamente todo o painel.
Todas as versões do modelo contam com o chip Qualcomm 8155 e rodam o novo sistema SYNC+ com integração ao Gaode Maps (versão chinesa do Amap) e suporte a Apple CarPlay sem fio.
O console central tem visual flutuante e acabamento que remete ao design náutico.

Entre os destaques estão também um sistema de visão 540° aprimorado e uma tecnologia de inicialização rápida (STR) que acelera a resposta do sistema multimídia.
Mesmo mantendo o layout de cinco lugares, o sedã traz melhorias no espaço interno, com destaque para o generoso espaço para pernas no banco traseiro — capaz de acomodar adultos com até um metro de altura só nas pernas.
O teto solar panorâmico mede quase um metro quadrado e o porta-objetos interno agora comporta até 47,5 litros.
O novo Mondeo também recebeu atualizações mecânicas.
A motorização principal é um 2.0 EcoBoost turbo de 261 cv e 40 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas.

Esse conjunto substitui versões anteriores que usavam motores menos potentes ou opções híbridas.
Por ora, a versão 2.0T assume o protagonismo no reposicionamento do sedã no segmento médio a combustão.
Fabricado exclusivamente na China, o novo Mondeo também é exportado para alguns mercados internacionais, como o Oriente Médio, onde é vendido sob o nome Taurus.
Mas para o público europeu e americano, o Mondeo segue fora dos planos — mesmo com o modelo chinês se mostrando uma evolução clara em design, potência e conectividade.
Enquanto isso, o sedã vive sua melhor fase longe dos olhos do Ocidente.
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