Ford Gadgets Tecnologia

Ford libera atualização de multimídia SYNC antiga através de seu site

ford-sync-1-1 Ford libera atualização de multimídia SYNC antiga através de seu site

Antes disponível apenas pela rede de distribuidores Ford, agora a atualização das multimídias SYNC 1 e 2 pode ser feita através da internet. O sistema de entretenimento da marca americana, desenvolvido em parceria com a Microsoft, permite desde a primeira geração utilizar comandos de voz, acesso ao conteúdo do celular e sistema de som do veículo.



Dependendo do modelo da Ford, o SYNC ainda dispõe de sistema de navegação GPS, controle de climatização, aplicativos de smartphone pelo AppLink e, no caso do SYNC 3, sistemas Google Android Auto e Apple Car Play. Lançada em carros a partir de 2009, a central de entretenimento da Ford agora pode ter bugs corrigidos e melhorias no software através do download de atualizações, que agora pode ser feito em casa através da internet.

ford-sync-2-1 Ford libera atualização de multimídia SYNC antiga através de seu site

Ainda não disponível para o SYNC 3, sistema de telemática mais recente da Ford, a atualização de software feita pela internet pode ser feita em qualquer modelo da marca com os antigos SYNC 1 ou 2. Para isso, é necessário o proprietário acessar o site da Ford e ir até o Serviço ao Cliente e então clicar no link SYNC (acesse por aqui para iniciar o processo de download).

O próximo passo é acessar o link “Atualização do Software do SYNC”, onde o proprietário deverá inserir o número de chassi do veículo. Após verificação de atualizações disponíveis, caso haja alguma, o sistema indicará o download da última versão do software. Para fazer isso, basta inserir um endereço de e-mail para receber o link para baixar o programa, mas a Ford recomenda que isso seja feito em um computador.

ford-sync-3 Ford libera atualização de multimídia SYNC antiga através de seu site

Depois, basta transferir o arquivo para um pen drive e conecta-lo na entrada USB do veículo, que deve estar ligado para que seja efetuada a transferência ao sistema de bordo. Por fim, após executada a atualização, o proprietário deve voltar ao site da Ford e enviar um relatório de instalação bem-sucedida. Esse passo é importante, pois a partir daí, o usuário começará a receber atualizações do SYNC através de e-mail, repetindo sempre o mesmo processo para manter o sistema em dia.

A Ford diz que mais adiante, o sistema SYNC 3 também estará disponível para atualização via internet, permitindo assim que os proprietários tenham um dispositivo corrigido e melhorado sem a necessidade de ter de ir ao concessionário. Atualmente, poucas marcas permitem que os sistemas eletrônicos de seus carros sejam atualizados, mas isso começa a mudar na medida em que os automóveis estão ficando cada vez mais conectados.

COMPARTILHAR:
  • Catucadao

    legal eu acho kk

  • Dreidecker

    Isto sim que é responsabilidade/consideração com o consumidor.

    • Wellington Myph13

      Olha, honestamente isso é mais “obra” da Microsoft do que da Ford…

      • Alessandro Rodrigues

        Não. A Microsoft atualiza contratualmente o software e entrega para a Ford. Se isso vai ou não ser liberado para o download em casa é inteiramente decisão da Ford. Não há mérito algum da Microsoft quanto a isso, apenas a vergonha na cara da montadora de criar esse fluxo injustificável para uma simples atualização em css.

    • Alexandre Maciel

      Se um dia funcionar. No momento não funciona com números de chassi de carros brasileiros.

      Ademais, essa atualização saiu em 2014 nos EUA.

      • ObservadorCWB

        LEmbro como hoje dos primeiros FUSION e EDGE. Sei que era ouro sistema mas: 1- Não possuíam mapas do brasil (???) Só do Canadá e EUA, 2- Aceitavam comandos por Inglês ou Francês (???) Não reconheciam português. Foram ANOS atá acertarem o opcional mais caro e inútil que tenho notícias no Brasil.

      • PEDAORM

        Nada disso. Participo de um grupo no wapp com donos de Focus de todo Brasil e varios deles conseguiram fazer as atualizações.

        • Alexandre Maciel

          Faltou dizer que se tratava do Fiesta.

        • Marcus Nascimento

          O meu Focus não fez.

          • PEDAORM

            Pode ter acontecido de alguns não conseguirem fazer. Mas ai a dizer que não funciona com carros brasileiros é outra história.

    • th!nk.t4nk

      Muito bom, porém esses tempos peguei um Ford zero km (Fusion) por uns dias na expectativa de ver como anda a última revisão do SYNC 3. Decepção total. Continua lento, confuso, e com aquele navegador esquisito. Se pegar a rua errada, leva séculos recalculando a rota (o que toma coisa de 1 segundo nos VW atuais). O sistema como um todo é defasado também. Eu não entendo por que a Ford não joga o SYNC fora de uma vez e faz uma parceria com outra empresa. Um carro que no geral é bom (Fusion) perde muito seu brilho por conta de uma central porca dessas. Até o Insignia, que também tinha uma central bem meia-boca, evoluiu bastante (e sinceramente, é um critério de desempate entre esses carros).

  • Marcio Mendes

    Já deveria ter feito isso há muito tempo! Durante esse tempo, ganhou muito $ dos pobres compradores de Ford.

    • André Frigotto

      Mas o sistema é atualizado gratuitamente dentro da garantia (de 3 anos) do carro… eu pelo menos já atualizei 2x de graça

  • No_Name

    O SYNC 3 faz busca automática de atualizações via Wi-Fi e no momento não tem nenhum update pra ele.

    • rodpe

      Deve ter algum tipo de bloqueio para que ele só atualize na concessionária.

      • erichsouza

        Não tem. No próprio manual ele diz que funciona em qualquer wi-fi. O Sync 3 ainda não teve update no site mesmo e, por consequencia, não tem como se “auto” atualizar.

        • rodpe

          Mas desde fevereiro sem nenhum atualização???

  • Carlos

    Concordo com Márcio Mendes.

    Já veio tarde. E bota tarde nisso..

    • Wall André

      Dai vem aquela: “Antes tarde do que nunca”

  • Alexandre Maciel

    Tarde demais, realmente. Em 2014 ela liberou atualização do applink para mais de 3 milhões de carros nos EUA. 3 anos depois querem fazer isso no Brasil? Antes nunca do que tão tarde!

    http://www.pocket-lint.com/news/126175-ford-sync-applink-software-upgrade-to-arrive-for-3-4m-vehicles-in-2014

    No mais, no Facebook já estão relatando que não é enviada atualização para os e-mails dos proprietários. Além disso, alguém fez o teste com um chassi de carro estadunidense e recebeu a atualização. Ou seja, chassi brasileiro retorna erro. Hahahaha… nem tarde nem nunca, não é, Ford?

    • Thales Sobral

      Acabei de receber mensagem de erro também.

    • Matheus

      Consegui fazer o download normalmente hoje. Ainda não tive tempo de atualizar.

      • Alexandre Maciel

        Qual carro e que sync? A gama de aparelhos a serem atualizados não é tão restrita. Se o seu for o Fiesta, pelo visto você é o único a ter conseguido no site brasileiro.

        • Matheus

          Focus 2015 com o Sync 2

        • Edson Fernandes

          O pessoal no facebook fez no Ka e tbm no Fiesta. Mas já adianto: Não mudou nada.

    • Fabricio

      o meu fala que já está com a versão mais atualizada (mentira.. pois pelo código já vi que não é)… ford sendo ford.

  • pedro

    Eu vou fazer, mas acho que não vai mudar nada.

    • Thales Sobral

      E aí, deu certo?

  • Thales Sobral

    “Algo errado. Verifique com o Admin.”

    Claro que não podia funcionar bem logo de cara. Ford + Microsoft, queria o que?

  • Fabricio

    pena que não funciona.. kkkkk… você bota o chassi lá, e mesmo a central não tendo a ultima versão, o site mostra como se teu carro já tivesse a versão mais atual…

    • Leonardo Balieiro

      O meu deu isso também.

    • “Perguntador”

      Exatamente, para mim apareceu isso: “Seu veículo pode não ser equipado com SYNC ou possuir uma versão de SYNC sem atualização pendente.” Meu carro tem o Sync e eu nunca atualizei (comprado em março de 2015). Será que o sistema está sem atualização desde 03/2015? Eu acho mais provável que o site não esteja funcionando kkk

  • Michel Soares Pintor

    O Carplay ou Android alguma coisa, não seria mais interessante?

    • erichsouza

      Em termos. O Sync controla coisas a mais em relação ao Carplay/Android Auto. Só o Sync 3 tem essa funcionalidade por sinal.

  • El Gato Negro

    Vou testar quando chegar em casa. Depois posto aqui se deu certo e o que melhorou (se melhorar algo, né?).

  • Eduardo Neves Pereira

    Caros tenho um Focus Fastback TI. O pacote foi disponibilizado porém não é possível instalar por conta de mensagem de erro de arquivo corrompido. A orientação da Ford é levar o automóvel até a concessionária. Quando adquiri o automóvel, ao perguntar sobre a atualização do sync, fui informado que seria atualizado no momento da revisão. Passadas duas revisões nada foi atualizado… em resumo, com este pós venda fica dificil vender um automóvel que beira os 100k quando há opções japonesas melhores no mercado com pós venda mais eficientes.

  • André Carvalho

    realmente, new fiesta 2014 não funciona

  • Thiago André

    Esse painel de instrumentos bobo do Ford Ka me fizeram desistir com esse computadorzinho de bordo que parece um relógio chines de 5 reais. Poderiam aproveitar o mesmo painel do novo e colocar no Ka.
    Um colega que trabalha na montadora diz que o Ka atual vai ter sobrenome de Class e vão baixar os preços para 37,900, assim concorrendo com Renault, Mobi, e Gol, Onix Joy, e a versão sedam também Ka+ Class e vai conviver com o modelo melhorado.

  • Jamil Alcântara

    Até que consegui realizar o download e fiz a transferência para o pen drive. A questão é que já utilizei dois pen drives diferentes e sempre retorna uma mensagem de erro não sendo possível a instalação no veículo. Aconteceu isso com mais alguém??

    • Martini Stripes

      Veja qual a formatação do seu pen drive, Fat32, NTSF, Fat64, tem uma da Apple que não consigo lembrar o nome agora.. dependendo pode dar pau, procure usar FAT32, é mais padrão, a NTSF é do windows, pode ser que funcione também, precisaria testar

    • José Eloy da Costa Júnior

      No meu focus dá a seguinte msg de erro: Esta atualização do SYNC requer que contate a sua concessionária autorizada e solicite uma atualização do SYNC. Pode ser cobrada uma taxa de serviço. Remova a unidade USB.

      • Jamil Alcântara

        Estive na concessionária autorizada na minha região e nem mesmo lá obtive êxito. Tenho um modelo 14/14. Não há cobrança pela realização do procedimento caso seja possível a atualização.

  • Daniel Honorato

    Fiz o download e já instalei, são 690mb de download e quase 30 minutos instalando. As únicas diferenças que notei até o momento foi que sumiu a opção de desabilitar o controle de tração, não tem mais o bug da mensagem de texto que insisti em ficar na tela, mesmo já tendo lido ela. por enquanto é isso. Tenho um ka sedan sel 1.5 – 2015

  • Malikoff

    Nada de atualização para o meu New Fiesta Sedan 2012. Diz que já está na última versão…

  • José Eloy da Costa Júnior

    Estou há dois dias tentando atualizar o sync do meu focus 2016 e sempre dá o mesmo erro: Esta atualização do SYNC requer que contate a sua concessionária autorizada e solicite uma atualização do SYNC. Pode ser cobrada uma taxa de serviço. Remova a unidade USB. Tentando contado com o suporte da ford mas é mais fácil contactar a NASA. Lamentável.

  • Santana

    Tenho um Focus Titanium 2015 e consegui atualizar normalmente seguindo os procedimentos. Surgiu a mensagem no final da instalação informando que eu agora possuía a versão Gen2 – V3.7. Entretando não percebi diferença alguma em relação à versão anterior. Nem mesmo o mapa parece ter atualizado. Mais alguém que fez a instalação percebeu alguma diferença?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email