Ford cancela SUV elétrico de 7 lugares e adia nova picape monobloco

ford f 150 lightning fighter country edition 2
ford f 150 lightning fighter country edition 2

A luz de freio de carro elétrico da Ford se acendeu em Detroit e o machado desceu sobre dois projetos que seriam essenciais para a marca do oval azul buscar uma posição melhor num mercado americano eletrificado.

Um deles foi realmente cortado e outro adiado, na nova estratégia da Ford de seguir coim carros comuns e híbridos plug-in nos próximos anos, em virtude da desaceleração dos carros elétricos.

O que se sabe, segundo o site Automotive News , é que Jim Farley pegou seu machado de lenhador e cortou um crossover elétrico de seis ou sete lugares, que chegaria nos próximos anos para reforçar o portfólio da Ford e colocar a marca num segmento de SUVs grandes elétricos.

Esse SUV, dito como de três fileiras, seria feito em Oakville, no Canadá, onde a Ford teria desistido de fazer picapes Super Duty em prol do modelo elétrico, porém, isso era quando a coisa estava boa para os carros plugados.

Aparentemente esse SUV seria feito sobre chassi de longarinas, sendo assim um equivalente do Ford Expedition, usando supostamente a plataforma da F-150 Lightning, mas o custo para isso seria enorme.

Além disso, Farley também teria adiado a futura picape elétrica monobloco que seria uma equivalente da Maverick apenas com bateria, visto que a Stellantis irá nessa direção nos próximos anos.

Para conter custos, a Ford pretende economizar US$ 1,9 bilhão eliminando alguns produtos, sendo que somente o SUV de três fileiras reduziu os gastos em US$ 400 milhões.

O CFO da Ford, John Lawler, disse que os veículos ofereceriam uma “gama de opções de propulsão”, sem dar detalhes. Ele comentou: “Isso é realmente sobre sermos ágeis e ouvir as respostas de nossos clientes”.

Lawler disse: “Observamos onde o segmento estava evoluindo, a quantidade de concorrência, as necessidades do cliente e, então, o tamanho da bateria que precisa ir em um EV puro, a estrutura de custos, o preço, não conseguimos montar um veículo que atendesse aos nossos requisitos para ser lucrativo nos primeiros 12 meses de lançamento.”

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X