A luz de freio de carro elétrico da Ford se acendeu em Detroit e o machado desceu sobre dois projetos que seriam essenciais para a marca do oval azul buscar uma posição melhor num mercado americano eletrificado.
Um deles foi realmente cortado e outro adiado, na nova estratégia da Ford de seguir coim carros comuns e híbridos plug-in nos próximos anos, em virtude da desaceleração dos carros elétricos.
O que se sabe, segundo o site Automotive News, é que Jim Farley pegou seu machado de lenhador e cortou um crossover elétrico de seis ou sete lugares, que chegaria nos próximos anos para reforçar o portfólio da Ford e colocar a marca num segmento de SUVs grandes elétricos.
Esse SUV, dito como de três fileiras, seria feito em Oakville, no Canadá, onde a Ford teria desistido de fazer picapes Super Duty em prol do modelo elétrico, porém, isso era quando a coisa estava boa para os carros plugados.
Aparentemente esse SUV seria feito sobre chassi de longarinas, sendo assim um equivalente do Ford Expedition, usando supostamente a plataforma da F-150 Lightning, mas o custo para isso seria enorme.
Além disso, Farley também teria adiado a futura picape elétrica monobloco que seria uma equivalente da Maverick apenas com bateria, visto que a Stellantis irá nessa direção nos próximos anos.
Para conter custos, a Ford pretende economizar US$ 1,9 bilhão eliminando alguns produtos, sendo que somente o SUV de três fileiras reduziu os gastos em US$ 400 milhões.
O CFO da Ford, John Lawler, disse que os veículos ofereceriam uma “gama de opções de propulsão”, sem dar detalhes. Ele comentou: “Isso é realmente sobre sermos ágeis e ouvir as respostas de nossos clientes”.
Lawler disse: “Observamos onde o segmento estava evoluindo, a quantidade de concorrência, as necessidades do cliente e, então, o tamanho da bateria que precisa ir em um EV puro, a estrutura de custos, o preço, não conseguimos montar um veículo que atendesse aos nossos requisitos para ser lucrativo nos primeiros 12 meses de lançamento.”
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