
A Ford está prestes a redefinir o conceito de picape elétrica com um novo modelo que promete não ser apenas mais um veículo na prateleira — e, segundo o próprio CEO Jim Farley, “nem mesmo uma picape” no sentido tradicional.
Com lançamento previsto para 2027 e preço estimado em US$ 30 mil, o futuro modelo será o primeiro a estrear a plataforma Universal EV, uma nova arquitetura elétrica da marca que também pretende transformar a maneira como carros são construídos.
Em entrevista recente ao podcast do site The Verge, Farley detalhou um pouco mais o projeto, que pode representar uma virada de chave para a montadora.
Apesar de uma imagem teaser anterior sugerir o formato clássico de uma picape, o executivo foi categórico: “Eu diria que é uma nova silhueta”. E isso só aumenta a curiosidade sobre o que realmente está por vir.
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Segundo Farley, o novo modelo terá mais espaço interno do que um Toyota RAV4, o SUV mais vendido nos Estados Unidos, sem contar a caçamba e o porta-malas frontal — o famoso frunk.

A carroceria seguirá o padrão de cabine dupla, garantindo espaço confortável para cinco adultos.
Mas não é só de espaço que viverá essa picape diferente. A promessa da Ford é um veículo com tração traseira, muito rápido e, acima de tudo, divertido de dirigir — algo que não se costuma ouvir quando se fala de picapes.
Farley também prometeu uma experiência digital inédita, mais avançada do que qualquer coisa vista no mercado chinês, que costuma liderar em conectividade e interfaces.
No coração da revolução está a nova plataforma Universal EV, desenvolvida para reduzir custos e simplificar a produção.
O modelo será construído com apenas três grandes peças fundidas, um processo que cortará em até 40% o número de postos de trabalho na linha de montagem, diminuirá a quantidade de componentes em 20% e acelerará significativamente a produção na fábrica de Louisville, nos EUA.

“Jamais construímos um carro com três peças. Ninguém fez isso. A Tesla falou sobre, mas não fez. O que temos agora já ultrapassou tudo que a Tesla mostrou”, declarou Farley.
Apesar do tom otimista, ele admite os riscos. “Não é garantido que vamos conseguir. Mas estamos tentando algo completamente novo.”
Essa abordagem ousada da Ford não é apenas um passo técnico, mas também estratégico.
Com o fim dos incentivos fiscais para carros elétricos nos EUA, o modelo de entrada de US$ 30 mil pode ser uma jogada decisiva para manter a competitividade — especialmente se entregar desempenho, design e conectividade sem elevar o custo.
Ainda não sabemos como será exatamente esse veículo que “não é bem uma picape”, mas uma coisa já é clara: a Ford está disposta a romper com o tradicional para disputar de frente o futuro do carro elétrico.
E se cumprir o que promete, pode estar prestes a lançar o EV mais disruptivo da década.
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