Ford prepara picape elétrica de R$ 160 mil que “não é bem uma picape” e promete revolucionar o mercado

ford universal ev platform (1)
ford universal ev platform (1)

A Ford está prestes a redefinir o conceito de picape elétrica com um novo modelo que promete não ser apenas mais um veículo na prateleira — e, segundo o próprio CEO Jim Farley, “nem mesmo uma picape” no sentido tradicional.

Com lançamento previsto para 2027 e preço estimado em US$ 30 mil, o futuro modelo será o primeiro a estrear a plataforma Universal EV, uma nova arquitetura elétrica da marca que também pretende transformar a maneira como carros são construídos.

Em entrevista recente ao podcast do site The Verge, Farley detalhou um pouco mais o projeto, que pode representar uma virada de chave para a montadora.

Apesar de uma imagem teaser anterior sugerir o formato clássico de uma picape, o executivo foi categórico: “Eu diria que é uma nova silhueta”. E isso só aumenta a curiosidade sobre o que realmente está por vir.

Veja também

Segundo Farley, o novo modelo terá mais espaço interno do que um Toyota RAV4 , o SUV mais vendido nos Estados Unidos, sem contar a caçamba e o porta-malas frontal — o famoso frunk.

ford universal ev platform (3)
ford universal ev platform (3)

A carroceria seguirá o padrão de cabine dupla, garantindo espaço confortável para cinco adultos.

Mas não é só de espaço que viverá essa picape diferente. A promessa da Ford é um veículo com tração traseira, muito rápido e, acima de tudo, divertido de dirigir — algo que não se costuma ouvir quando se fala de picapes.

Farley também prometeu uma experiência digital inédita, mais avançada do que qualquer coisa vista no mercado chinês, que costuma liderar em conectividade e interfaces.

No coração da revolução está a nova plataforma Universal EV, desenvolvida para reduzir custos e simplificar a produção.

O modelo será construído com apenas três grandes peças fundidas, um processo que cortará em até 40% o número de postos de trabalho na linha de montagem, diminuirá a quantidade de componentes em 20% e acelerará significativamente a produção na fábrica de Louisville, nos EUA.

ford universal ev platform (2)
ford universal ev platform (2)

“Jamais construímos um carro com três peças. Ninguém fez isso. A Tesla falou sobre, mas não fez. O que temos agora já ultrapassou tudo que a Tesla mostrou”, declarou Farley.

Apesar do tom otimista, ele admite os riscos. “Não é garantido que vamos conseguir. Mas estamos tentando algo completamente novo.”

Essa abordagem ousada da Ford não é apenas um passo técnico, mas também estratégico.

Com o fim dos incentivos fiscais para carros elétricos nos EUA, o modelo de entrada de US$ 30 mil pode ser uma jogada decisiva para manter a competitividade — especialmente se entregar desempenho, design e conectividade sem elevar o custo.

Ainda não sabemos como será exatamente esse veículo que “não é bem uma picape”, mas uma coisa já é clara: a Ford está disposta a romper com o tradicional para disputar de frente o futuro do carro elétrico.

E se cumprir o que promete, pode estar prestes a lançar o EV mais disruptivo da década.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.