O Ford Bronco atual — que não tem nenhuma relação com o Bronco Sport vendido aqui, além do nome — já é inspirado levemente no modelo clássico dos anos 60, um dos rivais do International Scout, por exemplo.
O Bronco atual já é um jipão bem raiz, mas ainda existem aqueles que são tão entusiastas que não ligam em ter o modelo clássico com um chassi novo. Como é mais difícil conseguir um chassi restaurado, fica mais fácil comprar um novo.
Nesse caso, a empresa Vintage Broncos se prontificou a substituir a carroceria do Bronco atual pela do modelo antigo, mantendo assim chassi, suspensão, freios, direção e outros componentes do carro fabricado atualmente, vendendo-o por US$ 169.000 ou R$ 982,7 mil.
Todavia, a Ford não gostou de ver seu produto sendo adulterado e entrou com uma ação no Tribunal Distrital Federal do Norte da Geórgia, alegando que a empresa faz seu negócio ilegalmente.
Ao site The Drive, a Ford divulgou uma nota de esclarecimento: “Bronco é uma das marcas mais famosas e amadas do mundo. As modificações não autorizadas da Vintage Broncos e a revenda de Ford Broncos modernos, revendê-los como ‘vintage’ é enganoso e lucra injustamente com os ativos da marca Ford e Bronco que passamos décadas construindo. Temos a obrigação de tomar todas as medidas apropriadas para impedir aqueles que colocam os clientes em risco e aproveitam o investimento e a reputação significativos da Ford.”
Segundo o que se sabe, a Vintage Broncos vem atuando há algum tempo e ainda oferece três opções de motor para os veículos que revende como vintages, como motor V8 5.0 Coyote e EcoBoost 2.3, mas ainda há uma opção 100% elétrica.
Nesta última, não se sabe a origem dos equipamentos, porém, a modificação agora está sob o amparo jurídico norte-americano e uma decisão ainda não foi proferida.
No mundo automotivo, as marcas normalmente se protegem de empresas ou pessoas que adulteram seus produtos, muitas vezes revendendo-os a preços bem superiores aos de mercado ou fazendo modificações que colocam em risco a segurança.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!