Ford promete enfrentar os carros elétricos chineses com nova plataforma de baixo custo

avaliacao ford mustang mach e gt performance (2)
avaliacao ford mustang mach e gt performance (2)

Depois de anos sem atuar no segmento de veículos acessíveis, a Ford parece finalmente ter entendido o recado.

Para competir no futuro da mobilidade elétrica, vai precisar jogar o mesmo jogo das montadoras chinesas – e isso inclui oferecer preços baixos.

Agora, a fabricante americana revelou detalhes de uma nova plataforma de EVs que promete igualar a estrutura de custos de empresas como BYD e Xiaomi .

O projeto, que começou como uma espécie de “esquadrão secreto”, é liderado por Alan Clarke, ex-engenheiro da Tesla. Hoje, a equipe já conta com cerca de 500 pessoas, muitas delas com passagens por empresas como Rivian, Lucid e até Apple.

O objetivo? Criar uma arquitetura elétrica modular, capaz de servir de base para até oito tipos de carrocerias, incluindo SUVs, picapes médias e até sedãs.

avaliacao ford mustang mach e gt performance (10)
avaliacao ford mustang mach e gt performance (10)

Segundo a vice-presidente de plataformas e sistemas elétricos da Ford, Lisa Drake, a ideia é simples: competir com os chineses no mesmo nível de eficiência, desde os custos de baterias até os sistemas eletrônicos e de refrigeração.

Para isso, a empresa vai utilizar baterias LFP prismáticas licenciadas pela CATL, líder do setor na China, que serão fabricadas em uma nova planta no estado de Michigan.

O primeiro modelo a sair dessa base deve ser uma picape elétrica de porte médio, com pegada semelhante à Ranger.

A previsão é que esse veículo seja apenas o início de uma linha completa, com presença global e potencial para sustentar a estratégia elétrica da Ford por pelo menos uma década.

No entanto, a montadora ainda enfrenta obstáculos. A fábrica de baterias está orçada em US$ 3 bilhões e depende de cerca de US$ 700 milhões em incentivos fiscais federais.

Com a crescente oposição política à transição energética nos Estados Unidos, especialmente por parte do Partido Republicano, esses subsídios podem estar com os dias contados – o que ameaça a viabilidade do projeto.

Enquanto isso, marcas chinesas como BYD e Xiaomi continuam ganhando espaço em mercados internacionais, com EVs baratos, bem equipados e tecnicamente avançados.

O próprio CEO da Ford, Jim Farley, não escondeu a admiração por esses modelos, chegando a elogiar publicamente o Xiaomi SU7.

A Ford quer jogar esse jogo – mas para vencer, vai precisar mostrar que consegue entregar algo que nunca foi seu forte nos últimos tempos: custo baixo, inovação e volume.

A disputa está só começando.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.