
Ir a uma concessionária de carros nunca foi sinônimo de diversão. Para muitos consumidores, é uma experiência repleta de tensão, insistência de vendedores e uma avalanche de papelada.
Mas a Ford está decidida a mudar esse cenário com o lançamento global da Ford Signature 2.0, uma nova abordagem de varejo que pretende transformar suas lojas em ambientes mais acolhedores, descontraídos e focados na hospitalidade.
Em vez de bancadas, divisórias e pressão para fechar negócio, a proposta agora é oferecer algo próximo a uma experiência de café boutique, com mesas redondas, áreas de convivência, café gratuito e até espaços de atendimento informal com “embaixadores da marca” — nome dado aos antigos vendedores.

Esses espaços, chamados de “áreas de hospitalidade”, permitirão que o cliente converse com o atendente de forma mais leve, sem o estigma de uma venda forçada.
Veja também
O objetivo é criar um ambiente em que o consumidor se sinta à vontade para explorar os carros e tecnologias da Ford, seja pessoalmente ou por meio de experiências imersivas.
Além disso, a estrutura física das lojas está sendo redesenhada com foco em layout funcional, iluminação natural e integração com o digital. Há menos paredes, mais vidros, e até exibição de acessórios e roupas em áreas inspiradas no varejo de moda.

A digitalização também faz parte do pacote. A nova experiência prevê uma transição fluida entre interações online e presenciais.
Em mercados como os Estados Unidos, por exemplo, será possível iniciar a compra pela internet e concluir o processo na loja — ou vice-versa.
Outra frente de inovação está no pós-venda. Com o Ford Pickup & Delivery, os clientes poderão agendar serviços em casa: a concessionária retira o carro, realiza o conserto e devolve.

Já para serviços mais simples, o programa Ford Mobile Service leva técnicos até o cliente, no trabalho ou na residência, para realizar manutenção básica.
Segundo a montadora, mais de 20 concessionárias em 10 países já estão em processo de transformação até o fim do ano. A meta é atingir 110 lojas adaptadas ao novo conceito até 2027.
Mesmo sem divulgar todos os detalhes de como será essa transição nos mercados específicos, a Ford deixou claro que a ideia é criar uma nova forma de se relacionar com os clientes — mais centrada na experiência e menos no produto em si.
É um passo ousado e, ao que tudo indica, bem calculado.

A fabricante parece disposta a repensar não só seus carros, mas também todo o ecossistema que cerca a jornada de compra e manutenção, humanizando um processo que, por décadas, foi sinônimo de burocracia e desconforto.
Se tudo der certo, a tradicional visita à concessionária pode finalmente deixar de ser um mal necessário e se tornar, quem sabe, até um programa agradável para o fim de semana.

📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










