Ford quer revolucionar substituindo a linha de montagem com nova geração de carros elétricos

ford arvore de montagem
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A Ford confirmou uma nova família de carros elétricos, mas com ela, algo igualmente inédito para a produção de carros elétricos de baixo custo, feitos sob um sistema inovador, cuja inspiração veio do histórico Modelo T.

Segundo a Ford , o time de engenharia focou na eficiência na produção, transformando a linha de montagem tradicional em uma “árvore de montagem”. Nesse caso, em vez de uma esteira longa, três subconjuntos correm simultaneamente em linhas próprias e depois se juntam.

Grandes peças unitárias de alumínio fundido substituem dezenas de peças menores, permitindo que a frente e a traseira do veículo sejam montadas separadamente.

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Então, a frente e a traseira são combinadas com o terceiro subconjunto, a bateria estrutural, montada separadamente com os bancos, consoles e carpetes para formar o veículo.

As peças são transportadas pela árvore de montagem até os operadores em um kit. Dentro dele, já vêm todos os fixadores, scanners e ferramentas elétricas necessários para o trabalho, assim como a orientação correta de uso.

O Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford, segundo a empresa, melhora drasticamente a ergonomia dos operadores, que não têm necessidade de se torcer, alongar ou curvar e possam se concentrar na tarefa de montagem.

A integração do Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford com a plataforma tornará a montagem da nova picape elétrica até 40% mais rápida que a dos veículos atuais da fábrica de Louisville, por exemplo.

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A Ford diz que parte desse tempo será reutilizada na produção e automação para melhorar a qualidade e o custo, resultando em uma melhoria de velocidade de 15%.

Bryce Currie, vice-presidente de Manufatura das Américas da Ford, explica: “Colocamos nossos empregados no centro e recriamos a fábrica do zero”.

Currie continua: “Vivemos e respiramos melhoria contínua, mas às vezes você precisa de um salto dramático. Esperamos que as inovações ergonômicas e a redução da complexidade — através da eliminação de peças, conectores e fios — resultem em ganhos significativos de qualidade e custo.”

A fábrica de Louisville será expandida em cerca de 4.800 m² e terá fluxos de logística mais eficientes. As atualizações da infraestrutura digital darão à planta de uma rede mais rápida e com maior número de pontos de acesso que qualquer outra planta da Ford globalmente, permitindo mais escaneamentos eletrônicos de qualidade.

Uma linha inovadora como a linha do Modelo T não pode existir se o carro não acompanhar essa evolução. Doug Field, diretor de EVs, digital e design da Ford, comenta: “Nos inspiramos no Modelo T – o carro universal que mudou o mundo”.

Field explica: “Reunimos uma coleção realmente brilhante de mentes em toda a Ford e as liberamos para encontrar novas soluções para problemas antigos”.

O executivo finaliza: “Aplicamos a engenharia de primeiros princípios, forçando os limites da física para torná-la divertida de dirigir e competitiva em termos de custo. Nossa nova arquitetura elétrica zonal abre possibilidades que a indústria nunca viu. Não é um veículo tradicional simplificado.”

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


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