
A Ford confirmou uma nova família de carros elétricos, mas com ela, algo igualmente inédito para a produção de carros elétricos de baixo custo, feitos sob um sistema inovador, cuja inspiração veio do histórico Modelo T.
Segundo a Ford, o time de engenharia focou na eficiência na produção, transformando a linha de montagem tradicional em uma “árvore de montagem”. Nesse caso, em vez de uma esteira longa, três subconjuntos correm simultaneamente em linhas próprias e depois se juntam.
Grandes peças unitárias de alumínio fundido substituem dezenas de peças menores, permitindo que a frente e a traseira do veículo sejam montadas separadamente.
Veja também
Então, a frente e a traseira são combinadas com o terceiro subconjunto, a bateria estrutural, montada separadamente com os bancos, consoles e carpetes para formar o veículo.
As peças são transportadas pela árvore de montagem até os operadores em um kit. Dentro dele, já vêm todos os fixadores, scanners e ferramentas elétricas necessários para o trabalho, assim como a orientação correta de uso.
O Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford, segundo a empresa, melhora drasticamente a ergonomia dos operadores, que não têm necessidade de se torcer, alongar ou curvar e possam se concentrar na tarefa de montagem.
A integração do Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford com a plataforma tornará a montagem da nova picape elétrica até 40% mais rápida que a dos veículos atuais da fábrica de Louisville, por exemplo.
A Ford diz que parte desse tempo será reutilizada na produção e automação para melhorar a qualidade e o custo, resultando em uma melhoria de velocidade de 15%.
Bryce Currie, vice-presidente de Manufatura das Américas da Ford, explica: “Colocamos nossos empregados no centro e recriamos a fábrica do zero”.
Currie continua: “Vivemos e respiramos melhoria contínua, mas às vezes você precisa de um salto dramático. Esperamos que as inovações ergonômicas e a redução da complexidade — através da eliminação de peças, conectores e fios — resultem em ganhos significativos de qualidade e custo.”
A fábrica de Louisville será expandida em cerca de 4.800 m² e terá fluxos de logística mais eficientes. As atualizações da infraestrutura digital darão à planta de uma rede mais rápida e com maior número de pontos de acesso que qualquer outra planta da Ford globalmente, permitindo mais escaneamentos eletrônicos de qualidade.
Uma linha inovadora como a linha do Modelo T não pode existir se o carro não acompanhar essa evolução. Doug Field, diretor de EVs, digital e design da Ford, comenta: “Nos inspiramos no Modelo T – o carro universal que mudou o mundo”.
Field explica: “Reunimos uma coleção realmente brilhante de mentes em toda a Ford e as liberamos para encontrar novas soluções para problemas antigos”.
O executivo finaliza: “Aplicamos a engenharia de primeiros princípios, forçando os limites da física para torná-la divertida de dirigir e competitiva em termos de custo. Nossa nova arquitetura elétrica zonal abre possibilidades que a indústria nunca viu. Não é um veículo tradicional simplificado.”
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias