*Destaque *Featured Ford Lançamentos Linha 2019 Pickups

Ford Ranger 2019: preço, consumo, motor, detalhes

Ford Ranger 2019: preço, consumo, motor, detalhes
Ford Ranger 2019

A Ford Ranger 2019 é uma das opções para quem busca por uma picape média no mercado brasileiro. O modelo se sobressai pelo conjunto mecânico potente e a alta dose de recursos de tecnologia, conforto e segurança, com equipamentos exclusivos no segmento.

Com preços entre R$ 109.390 e R$ 188.990, a Ranger 2019 pode dispor de motor turbodiesel de até 200 cavalos com câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 e recursos como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, banco do motorista com ajustes elétricos, painel com telas digitais configuráveis, sistema de farol alto automático, entre outros.


Confira todos os detalhes da Ford Ranger 2019:

Ford Ranger – história

A Ford Ranger surgiu como sucessora da antiga picape nipo-americana Ford Courier, que surgiu em 1972 como uma variante da Mazda B1800. No entanto, como era importada, ela pagava 4% de imposto de importação por conta de ser trazida apenas com cabine e chassi, já que a caçamba era adicionada nos EUA. Sem isso, o imposto subia para 25%.


Mas, em 1976, a Ford começou a desenvolver sua própria picape média, que ficaria abaixo da Série F. Por conta da Crise do Petróleo, o novo produto deveria ser menor, mais leve e econômica que as tradicionais vendidas pela Ford.

No entanto, a Courier cumpria bem a sua missão e por isso só em 1983 é que iniciou-se de fato a produção da Ranger.

Nessa época, a resposta da Ford não era à crise petrolífera, que havia ficado nos anos 70, mas ao novo modelo da General Motors, a Chevrolet S10. Apesar de ter chegado um ano depois, a Ranger não demorou a cair no gosto do consumidor americano e passou a rival em 1987, continuando assim sua liderança até 2004. Na primeira geração, parecia uma mini Série F, bem quadradona.

Em 1993, surge a terceira geração da Ford Ranger, que chegou a ser importada ao Brasil. Com a caçamba estreita e para-lamas traseiros abaulados na versão Splash, conquistou muita gente. Mas, em 1997, surgiria a terceira geração.

Assim como a segunda, esta também foi feita em General Pacheco, Argentina, além de duas fábricas nos EUA. Teve motores de 2.3 a V6 4.0. Também ganhou opção diesel 3.0.

Por fim, a produção cessou tanto nos EUA quanto na Argentina, mas no país vizinho, ela continuou com a quarta geração, agora global e chamada T6.

Produzida também na Tailândia e África do Sul, trouxe um estilo mais sofisticado e nível de segurança exemplar, sendo a primeira picape a ganhar cinco estrelas no Euro NCAP. Em 2019, surge a quinta geração, que fará o retorno do modelo ao mercado americano.

Ford Ranger 2019: preço, consumo, motor, detalhes

Ford Ranger 2019 – detalhes

Visualmente, a Ford Ranger 2019 ganhou recentemente importantes mudanças de estilo na linha 2018, destacando-se os novos faróis com projetores tipo canhão, além de grade cromada (XLT e Limited) mais parruda.

O para-choque também ficou mais moderno e recebe dois faróis de neblina. Novas rodas, incluindo aro 18 polegadas, também foram adicionadas.

No interior, o novo painel da linha 2018 ficou mais moderno e funcional, recebendo melhor acabamento e dois tons de cinza, bem como um cluster análogo-digital com displays configuráveis para funções do veículo e do SYNC, devidamente ajustáveis através do novo volante multifuncional, revestido em couro nas versões mais caras.

A multimídia SYNC com tela de 8 polegadas se destaca no conjunto, que ainda conta com ar condicionado dual zone e túnel central com alavanca de câmbio, modos de tração (caso das versões diesel) e seleção de sistemas de condução e segurança.

As maçanetas das portas possuem aspecto semelhante ao de alumínio, dando um ar mais sofisticado ao modelo.

O interior continua com bom espaço para as pernas de quem vai atrás, além de confortáveis bancos revestidos em couro (versão Limited) com ajuste elétrico para o assento do condutor.

Não houve mudanças na traseira e nem na caçamba de carga, cujo santantônio estilizado e a capota marítima reforçam o compromisso da versão Limited, diferentemente de algumas opções “top” da concorrência, que excluem estes e outros itens.

Ford Ranger 2019: preço, consumo, motor, detalhes

Ford Ranger 2019 – novidades

Uma das novidades da linha Ford Ranger 2019 é a versão XL, que chega com foco nos descontos especiais para clientes profissionais. Esta variante está disponível nas carrocerias cabine-chassi, cabine simples e cabine dupla, sendo que a primeira delas possibilita implementar a picape com caçamba de madeira, baú, plataforma, entre outros, servindo para as mais diversas finalidades.

A Ranger XL 2019 é equipada com o motor 2.2 litros turbodiesel de quatro cilindros, que rende até 160 cavalos de potência, e câmbio manual de seis marchas e tração 4×4 com reduzida.

O conjunto oferece ainda direção elétrica, assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em rampas, sistema de som com comandos de voz e controles no volante, piloto automático, três airbags, controles de estabilidade e tração, Isofix, entre outros.

Outra novidade da linha Ford Ranger 2019 é a nova versão XLS com câmbio automático e tração 4×2. Até então, o modelo XLS automático estava disponível somente com tração 4×4. O motor é o 2.2 litros turbodiesel.

Tal versão é equipada com computador de bordo, controle de descida, sete airbags, sistema multimídia SYNC com comandos de voz para áudio e telefone, câmera de ré, entre outros.

Lá fora, a nova Ford Ranger Raptor seguirá a irmã maior F-150 Raptor. A picape média vai se posicionar como a opção mais esportiva e “agressiva” da linha, recebendo alguns ajustes para oferecer uma tocada diferenciada. Para tal, o modelo contará com um conjunto mecânico mais potente e moderno.

A nova Ford Ranger Raptor conta com um inédito 2.0 litros biturbo a diesel ao invés do atual 3.2 litros turbodiesel de cinco cilindros, que na picape esportiva rende 213 cavalos de potência e 51 kgfm de torque.

O conjunto oferece ainda um seletor de modos de condução instalado no volante, que dispõe das opções normal, sport, grama/neve, lama/areia, pedra, e Baja.

A ideia de um 2.0 biturbo diesel pode servir como uma resposta da Ford à Volkswagen Amarok V6, que chega ao mercado com 225 cv.

A Ford Ranger Raptor 2019 alia o alto desempenho com a eficiência, entregando baixo consumo de combustível e menores emissões de poluentes, incluindo um câmbio automático de 10 velocidades, desenvolvido pela Ford em parceria com a General Motors e que inclusive já é utilizado na F-150, além de sistema de tração nas quatro rodas.

O conjunto oferece também rodas com pneus todo-terreno BF Goodrich All-Terrain, suspensão Fox elevada e reforçada com sistema Watts Link na traseira e amortecedores ampliados, sistema de tração 4×4 Baja que permite reduzir a atuação dos controles de estabilidade e tração, entre outros.

Ford Ranger 2019: preço, consumo, motor, detalhes

Ford Ranger 2019 – versões

É possível encontrar a Ford Ranger 2019 nas carrocerias cabine-chassi, cabine simples e cabine dupla, nas versões de acabamento XL, XLS, XLT e Limited, com motor 2.2 litros turbodiesel, 3.2 litros turbodiesel e 2.5 litros flex, câmbio manual ou automático e tração 4×2 ou 4×4. Ao todo, são 11 configurações diferentes.

Veja abaixo toda a gama da Ranger 2019 à disposição dos consumidores brasileiros:

  • Ford Ranger XLS 2.5 Flex MT 4×2 2019
  • Ford Ranger XLT 2.5 Flex MT 4×2 2019
  • Ford Ranger Limited 2.5 Flex MT 4×2 2019
  • Ford Ranger XL Chassi 2.2 Diesel MT 4×4 2019
  • Ford Ranger XL Cabine Simples 2.2 Diesel MT 4×4 2019
  • Ford Ranger XL Cabine Dupla 2.2 Diesel MT 4×4 2019
  • Ford Ranger XLS 2.2 Diesel AT 4×2 2019
  • Ford Ranger XLS 2.2 Diesel MT 4×4 2019
  • Ford Ranger XLS 2.2 Diesel AT 4×4 2019
  • Ford Ranger XLT 3.2 Diesel AT 4×4 2019
  • Ford Ranger Limited 3.2 Diesel AT 4×4 2019

Ford Ranger 2019 – equipamentos

Ford Ranger XL 2019

Segurança: conta com airbag duplo para motorista e passageiro e airbag para os joelhos do condutor, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, assistente de frenagem de emergência, controle adaptativo de carga, controle automático em descidas, controle de estabilidade anti-capotamento, freios ABS com EBD, sinalização de frenagem de emergência, entre outros.

Conforto: volante com regulagem de altura, ar-condicionado, aviso de portas abertas e faróis acesos, aviso sonoro de chave na ignição, console central com porta-objetos e descansa-braço integrado, luzes de leitura e cortesia, tapetes de borracha, apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura, travas elétricas, entre outros.

Tecnologia: sistema de som com entradas USB e auxiliar, rádio AM/FM, conexão Bluetooth, comandos de voz com funções de áudio e telefone, dois alto-falantes e dois tweeters, piloto automático, limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável, controles de áudio no volante, chave canivete com controle remoto e computador de bordo.

Visual: grade frontal, retrovisores, maçanetas e para-choques na cor preta, ganchos para reboque dianteiro e traseiro, faróis com acabamento escurecido, ganchos internos na caçamba para fixação de carga, para-barros dianteiros e traseiros, protetor de cárter, protetor da caixa de transferência, protetor do tanque de combustível, entre outros.

Ford Ranger XLS 2019

Segurança: se diferencia do modelo XL pelos airbags laterais e de cortina (sete airbags), alarme antifurto volumétrico, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

Conforto: banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, bolso porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, aviso luminoso do nível do fluido do tanque do lavador de para-brisas, desembaçador do vidro traseiro, luz de cortesia com temporizador, detalhes de acabamento na cor grafite, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores externos com ajuste elétrico, entre outros.

Tecnologia: sistema SYNC Media System com tela LCD multifuncional de 4,2 polegadas, CD player, MP3, conexão Bluetooth, entradas USB e auxiliar e comandos de voz, volante com comandos de áudio, AppLink, Assistência de Emergência e câmera de ré.

Visual: retrovisores, maçanetas e para-choques na cor do veículo, para-choque traseiro na cor London Grey, rodas de liga-leve de 17 polegadas e grade frontal na cor London Grey.

Ford Ranger 2019: preço, consumo, motor, detalhes

Ford Ranger XLT 2019

Segurança: comparada ao modelo XLS, oferece ainda abertura e fechamento global das portas e vidros pela chave, abertura elétrica da tampa do combustível, faróis com projetores e ajuste manual de altura, retrovisores externos com indicador de direção e rebatimento elétrico, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.

Conforto: ar-condicionado automático e digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico em oito posições e ajuste lombar, bancos revestidos em couro, console central com compartimento climatizado, descansa-braço central integrado ao banco traseiro, detalhes internos cromados, alavanca de câmbio em couro, volante revestido em couro, vidros elétricos com sistema one touch para abertura e fechamento, entre outros.

Tecnologia: sistema multimídia SYNC 3 com tela de oito polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e navegador GPS, comandos de voz com funções de áudio, telefone, ar condicionado e navegador, painel de instrumentos com duas telas LCD multifuncionais configuráveis de quatro polegadas, entre outros.

Visual: rodas de liga-leve de 18 polegadas, aplique preto na coluna das portas, acabamento cromado na grade dianteira, grade do para-lama, retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro, estribos laterais, faróis com acabamento cromado, entre outros.

Ford Ranger Limited 2019

Segurança: recebe ainda alerta de colisão frontal, retrovisores externos com luz de aproximação, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, farol alto automático,

Conforto: luz ambiente personalizável.

Tecnologia: acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e sensor de chuva.

Visual: protetor de caçamba, protetor da borda superior da caçamba pintado na cor da carroceria com detalhes na cor prata, bagageiro de teto e santantônio exclusivo na cor da carroceria.

A Ford Ranger 2019 pode ser encontrada nas concessionárias nas tonalidades perolizadas Cinza Moscou, Preto Gales, Azul Aurora e Vermelho Toscana, bem como nas metálicas Prata Geada e Prata Viena além da sólida Branco Ártico.

Ford Ranger 2019: preço, consumo, motor, detalhes

Ford Ranger 2019 – preços

Os preços da Ford Ranger 2019 partem de R$ 109.390, podendo chegar a R$ 188.990 em sua versão mais completa e potente. Veja abaixo os preços praticados pela marca:

  • Ford Ranger XLS 2.5 Flex MT 4×2 2019: R$ 109.390
  • Ford Ranger XLT 2.5 Flex MT 4×2 2019: R$ 120.390
  • Ford Ranger Limited 2.5 Flex MT 4×2 2019: R$ 127.390
  • Ford Ranger XL Chassi 2.2 Diesel MT 4×4 2019: R$ 118.490
  • Ford Ranger XL Cabine Simples 2.2 Diesel MT 4×4 2019: R$ 123.490
  • Ford Ranger XL Cabine Dupla 2.2 Diesel MT 4×4 2019: R$ 130.490
  • Ford Ranger XLS 2.2 Diesel AT 4×2 2019: R$ 126.490
  • Ford Ranger XLS 2.2 Diesel MT 4×4 2019: R$ 145.490
  • Ford Ranger XLS 2.2 Diesel AT 4×4 2019: R$ 152.490
  • Ford Ranger XLT 3.2 Diesel AT 4×4 2019: R$ 173.990
  • Ford Ranger Limited 3.2 Diesel AT 4×4 2019: R$ 188.990

*Preços com base no configurador online da Ford em novembro de 2018.

Ford Ranger 2019 – motor

A Ford Ranger 2019 vem com motor CDTI 2.2 litros diesel de quatro cilindros com 160 cv e 39 kgfm entre 1.600 e 2.500 rpm. O CDTI 3.2 litros diesel de cinco cilindros entrega 200 cv e 47,9 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm.

A versão 2.5 Flex tem 168 cv ou 173 cv e 24,8 ou 25,0 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. O câmbio é manual ou automático, ambos de seis marchas, com tração 4×4 e acionamento eletrônico, embora haja opção manual de cinco marchas.

Ford Ranger 2019: preço, consumo, motor, detalhes

Ford Ranger 2019 – desempenho

  • Ford Ranger CD 2.5 4×2 MT – 12,5 segundos e 171 km/h
  • Ford Ranger CD 2.2 4×2 MT – 15,0 segundos e 164 km/h
  • Ford Ranger CD 2.2 4×4 AT – 15,0 segundos e 164 km/h
  • Ford Ranger CD 3.2 4×4 AT – 11,6 segundos e 180 km/h

A Ford Ranger 2019 com motor diesel 3.2 CDTI apresenta um estilo atualizado que caiu bem, ganhando em robustez na parte frontal e mantendo o bom conjunto de antes, reforçado por belas rodas cromadas aro 18 polegadas.

Barras no teto e soleiras também estão presentes. Com santantônio e capota marítima de série, ela lembra que picape topo de linha não pode dispensar esses e outros itens.

No interior da Ford Ranger 2019, chama atenção o melhor acabamento e o painel mais vistoso, que inclui um moderno quadro de instrumentos com displays configuráveis e ajustáveis no volante.

Com navegador GPS, câmera de ré e alguns aplicativos instalados, a multimídia SYNC 3 vem Google Android Auto e Apple Car Play, dando um destaque a mais em termos de conectividade e permitindo que o condutor dirija sem ter que tirar a atenção da estrada, utilizando para isso comandos de voz.

No restante do ambiente, a Ford Ranger 2019 mantém o que é bom: espaço, conforto e praticidade, agora reforçados por um nível de segurança não visto na concorrência. O controle de cruzeiro adaptativo é ajustável no volante, assim como a função acima. Surpreende o sistema de alerta de invasão de faixa que, além de vibrar, corrige, se necessário, a direção de forma autônoma.

Na estrada, ela é bastante progressiva. Com boa posição de dirigir, a Ford Ranger 2019 surpreende logo pela leveza da direção elétrica, que permite realizar manobras sem o menor esforço.

Nas retomadas, o propulsor da Ford obedece de forma eficaz, garantindo agilidade no trânsito e força extra nas ultrapassagens. O motor Duratorq 3.2 TDCi de 200 cv e 47,7 kgfm tem funcionamento bastante suave e linear, respondendo prontamente ao acelerador.

Na Ford Ranger 2019 há um modo manual e o Sport, mas não chega a ser necessário uma intervenção no trabalho da caixa automática de seis velocidades, cujas trocas são suaves e no tempo certo.

A picape apresenta boa estabilidade e controle direcional na estrada, ampliando conforto e segurança. O nível de ruído interno é condizente com a proposta e os freios atuam de forma muito eficiente, dando assim maior controle ao condutor, que não é pego de surpresa.

Rodando a 110 km/h, a picape argentina marca 2.000 rpm em sexta marcha, rotação boa, apesar de ser mais alta que suas principais rivais. No off-road, a Ford Ranger 2019 mostra sua valentia com pouco esforço do motor de cinco cilindros 3.2, que garante bastante força em baixa, suficiente para sair de qualquer situação ruim.

Na lama, o sistema de gestão do 4×4 reduzido atua firme na leitura de cada roda, garantindo a saída sem maiores preocupações. A picape da Ford ainda dispõe de bloqueio eletrônico do diferencial traseiro para situações mais extremas.

A suspensão tem bom ângulo de ataque e saída, assim como curso mais do que adequado para buracos, valas e outros obstáculos. Mesmo com meio metro de água, a picape mantém o ritmo sem pestanejar.

Nos quilômetros de terra, lama e água, a picape mostra ser realmente de casa. Com robustez, valentia e força, a Ford Ranger 2019 com motor diesel 3.2 entregando muito conforto e prazer ao dirigir.

Ford Ranger 2019: preço, consumo, motor, detalhes

Ford Ranger 2019 – consumo

Cidade

  • Ford Ranger CD 2.5 4×2 MT – 4,0 km/litro no etanol e 5,2 km/litro na gasolina
  • Ford Ranger CD 2.2 4×2 MT – 8,5 km/litro no diesel
  • Ford Ranger CD 2.2 4×4 AT – 8,4 km/litro no diesel
  • Ford Ranger CD 3.2 4×4 AT – 8,5 km/litro no diesel

Estrada

  • Ford Ranger CD 2.5 4×2 MT – 5,9 km/litro no etanol e 7,6 km/litro na gasolina
  • Ford Ranger CD 2.2 4×2 MT – 10,5 km/litro no diesel
  • Ford Ranger CD 2.2 4×4 AT – 10,4 km/litro no diesel
  • Ford Ranger CD 3.2 4×4 AT – 10,1 km/litro no diesel

Ford Ranger 2019 – manutenção e revisão

A Ford Ranger 2019 tem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses. Com recomposição de preços, a picape da Ford teve uma redução de até 39% na XLS.

No caso da versão Limited, que tem plano com três revisões e custo total de R$ 2.464,00 com redução de 34%. , sendo 10.000 km (R$ 648), 20.000 km (R$ 808) e 30.000 km (R$ 1.008).

A cesta de peças ficou 55% mais barata.

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 2.5 Flex

Preços 2.2 / 3.2 Diesel

10.000 km

R$ 484

R$ 648

20.000 km

R$ 760

R$ 808

30.000 km

R$ 1.240

R$ 1.028

40.000 km

R$ 976

R$ 1.240

50.000 km

R$ 732

R$ 748

60.000 km

R$ 1.716

R$ 1.572

Ford Ranger 2019 – ficha técnica

Motor

2.5 Flex

2.2 Diesel

3.2 Diesel

Tipo

Dianteiro, longitudinal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, longitudinal, Turbo e Diesel

Dianteiro, longitudinal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

5 em linha

Cilindrada em cm3

2488

2198

3198

Válvulas

16

16

20

Taxa de compressão

9,7:1

15,5:1

15,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 168 cv @ 5500 rpm / Etanol: 173 cv @ 5500 rpm

Diesel: 160 cv @ 3200 rpm

Diesel: 200 cv @ 3000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 25,0 kgfm @ 4500 rpm /Etanol: 24,8 kgfm @ 4500 rpm

Diesel: 39,3 kgfm @ 1600 rpm

Diesel: 47,9 kgfm @ 1750 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 6 marchas / Automática 6 marchas

Automática 6 marchas

Tração

Tipo

4×2

4×4 com reduzida

4×4 com reduzida

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido

Eixo rígido

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 18 polegadas

Liga Leve aro 17 / 18 polegadas

Liga Leve aro 18 polegadas

Pneus

265/60 R18

265/65 R17 / 265/60 R18

265/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

5354

5354

5354

Largura sem retrovisores (mm)

1860

1860

1860

Altura (mm)

1848

1848

1848

Distância entre os eixos (mm)

3220

3220

3220

Capacidades

Porta-malas (litros)

1180

1180

1180

Tanque (litros)

80

80

80

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

1261

1114

1002

Peso em ordem de marcha (kg)

1939

2086

2261

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

ND

Ford Ranger 2019 – fotos

Ford Ranger 2019: preço, consumo, motor, detalhes
Nota média 4.7 de 3 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email