Ford registra patente de para-choques infláveis para picapes e SUVs

Abre F250
Abre F250

A cada geração, picapes e SUVs tendem a ficar maiores, com raros exemplos de produtos desses segmentos que diminuíram de tamanho, como o Chevrolet Equinox da geração atual.

Nas picapes a coisa é pouco mais concentrada em imponência, com frentes cada vez mais alta e para-choque tão parrudos que até fazem inveja a certos caminhões.

Todavia, essa aparência parruda só é boa para o dono impressionar os amigos, pois para os pedestres, isso pode ser de fato mortal.

Para manter a imponência e tratar os pedestres com mais segurança, a Ford patenteou um dispositivo inflável em para-choques de picapes e SUVs grandes.

O dispositivo foi registrado no serviço de patentes dos EUA, conhecido como USPTO ou United States Patent and Trademark Office.

Na patente, o dispositivo inflável em forma de bolsões, como se for um enorme airbags de cortina, está localizado acima e abaixo do para-choque do veículo.

ford patente para choque airbag
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Segundo o registro da Ford, o objetivo do dispositivo superior é “reduzir o movimento relativo entre o fémur e a tíbia”.

Nesse caso, proteger as pernas, em especial os joelhos, do impacto direto contra a frente da picape, enquanto a bolsa inferior tem como ação impedir que o pedestre seja engolido para a parte de baixo da picape.

Com estes dois artifícios, a ideia da Ford é minimizar as lesões nos pedestres sem comprometer a proposta de seus carros, ou seja, não interferindo na proposta off-road destes veículos.

O projeto foi registrado, mas não se sabe em que pé anda dentro da Ford, uma vez que qualquer intervenção em carros já existentes demandarão mais custos do que se projetar a próxima geração já com essa tecnologia.

Como se tratam de veículos de alto valor agregado, tais custos adicionais até são permitidos para picapes e SUVs grandes, já que os clientes destes são mais propensos a gastar mais para tê-los.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X