Ford se despede do Edge nos EUA; crossover canadense foi vendido no Brasil e continua na China

edge fim
edge fim

O Ford Edge deixou a linha de produção na América do Norte em abril, com a marca americana divulgando o fato por meio de uma página para comemorar o fim do produto , que vendeu mais de 2 milhões de unidades.

Tendo sido vendido até no Brasil, o Ford Edge no ocidente foi feito exclusivamente em Oakville, no Canadá, chegando a ser exportado com motor diesel e até híbrido plug-in para o mercado europeu.

Mas, o tempo passou para o Edge após duas gerações, ficando sempre entre Escape e o Explorer no portfólio americano da Ford.

Com pouco mais de mil unidades ainda em estoques nos EUA, o Edge sai de cena bem no momento em que a relação entre os states e a terra da real polícia montada está estremecida, com uma tarifa de 25% no lado do Tio Sam.

ford edge l 2024 9
ford edge l 2024 9

Sem o Edge, a Ford deve empurrar o Bronco Sport e o Mustang Mach E que, diferente do nome, é sim um crossover à altura de substituir o velho SUV da escola antiga.

Seguindo o caminho de modelos como Flex, Taurus e Fusion, o Edge sai do mercado ocidental com gosto de dever cumprido, sendo uma boa alternativa no complexo mercado americano por muitos anos.

E agora? Não há sucessor para ele e nem haverá futuramente, uma vez que a Ford precisa arrumar a casa que o POTUS decidiu bagunçar e não se arriscará em algo parecido com o Edge do passado.

Já na China, o Edge L mantém o nome do crossover canadense, baseando-se na geração atual do Mondeo e seus derivados, entre eles o Equator Sport, que conhecemos como Territory.

A China continua como uma vaga lembrança do que a Ford foi nos EUA há alguns anos, com nomes que muitos americanos já até esqueceram, mas que os chineses insistem em manter a recordação.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X