ford sierra rs cosworth 1
Nos anos 80, um dos esportivos mais desejados na Europa era o Ford Sierra RS Cosworth, um bólido que carregava o nome famoso do fabricante de motores da Fórmula 1, sempre associado com a marca americana.
Um Sierra Cosworth, para nós brasileiros, era um sonho inalcançável no mercado brasileiro, uma pena realmente, mas no velho continente, dividido em blocos, o esportivo era realmente uma sensação.
ford sierra rs cosworth 2
Hoje, ter um Sierra RS Cosworth não é para qualquer um na Europa e mais, encontrar um esquecido parece algo impossível, mas existe e no vídeo abaixo, um relato levou a um verdadeiro esconderijo.
Para chegar até ele, o youtuber Imstokze recebeu uma mensagem de um homem que dizia ter alguns carros da Ford dos anos 80, sendo que a viagem já valeria a pena para registrar dois Ford Sierra XR4 com tração 4×4.
O XR4 em si é já outro achado de coleção, mas se somar um Ford Fiesta XR2 Cabrio, da segunda geração, a coisa fica ainda melhor. Mas, o proprietário ainda escondia o ouro, especialmente atrás de uma velha van Ford Transit.
ford sierra rs cosworth 4
Por aí, você já vê que o senhor não é simplesmente um fã da Ford ao afirmar ter um terceiro Sierra e que o melhor dele é ser da versão RS Cosworth, o suprassumo da esportividade da Ford Europa dos anos 80 e o avô do atual Focus RS.
Todavia, a tarefa de Imstokze seria bem “espinhosa” para alcançar esse carro, uma vez que ao chegar, não viu o carro e soube que teria de atravessar um jardim de espinhos, mas não antes de remover uma Transit há muito parada.
ford sierra rs cosworth 5
Mas, é aquilo, né? Para encontrar uma joia, é preciso garimpar. Ainda mais quando a preciosidade está no mesmo lugar há 14 longos anos.
Após uma árdua luta com espinhos e uma van inativa há um bom tempo, ele chegou ao RS Cosworth, repleto de buracos de ferrugem e coberto de espinhos.
Com bolor tomando conta dos bancos, foi preciso uma moto-serra para tirar as plantas espinhosas.
Então, veio a pergunta: será que funciona? Infelizmente, mesmo com uma bateria nova, o propulsor 2.0 com turbo Garrett T3 e intercooler, que entregava 204 cavalos, não deu vida novamente ao Sierra RS Cosworth, mas nada como uma boa restauração para o bólido voltar às ruas.
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!