Ford Sierra RS Cosworth é regastado de uma prisão de espinhos

ford sierra rs cosworth 1
ford sierra rs cosworth 1

Nos anos 80, um dos esportivos mais desejados na Europa era o Ford Sierra RS Cosworth, um bólido que carregava o nome famoso do fabricante de motores da Fórmula 1, sempre associado com a marca americana.

Um Sierra Cosworth, para nós brasileiros, era um sonho inalcançável no mercado brasileiro, uma pena realmente, mas no velho continente, dividido em blocos, o esportivo era realmente uma sensação.

ford sierra rs cosworth 2
ford sierra rs cosworth 2

Hoje, ter um Sierra RS Cosworth não é para qualquer um na Europa e mais, encontrar um esquecido parece algo impossível, mas existe e no vídeo abaixo, um relato levou a um verdadeiro esconderijo.

Para chegar até ele, o youtuber Imstokze recebeu uma mensagem de um homem que dizia ter alguns carros da Ford dos anos 80, sendo que a viagem já valeria a pena para registrar dois Ford Sierra XR4 com tração 4×4.

O XR4 em si é já outro achado de coleção, mas se somar um Ford Fiesta XR2 Cabrio, da segunda geração, a coisa fica ainda melhor. Mas, o proprietário ainda escondia o ouro, especialmente atrás de uma velha van Ford Transit.

ford sierra rs cosworth 4
ford sierra rs cosworth 4

Por aí, você já vê que o senhor não é simplesmente um fã da Ford ao afirmar ter um terceiro Sierra e que o melhor dele é ser da versão RS Cosworth, o suprassumo da esportividade da Ford Europa dos anos 80 e o avô do atual Focus RS.

Todavia, a tarefa de Imstokze seria bem “espinhosa” para alcançar esse carro, uma vez que ao chegar, não viu o carro e soube que teria de atravessar um jardim de espinhos, mas não antes de remover uma Transit há muito parada.

ford sierra rs cosworth 5
ford sierra rs cosworth 5

Mas, é aquilo, né? Para encontrar uma joia, é preciso garimpar. Ainda mais quando a preciosidade está no mesmo lugar há 14 longos anos.

Após uma árdua luta com espinhos e uma van inativa há um bom tempo, ele chegou ao RS Cosworth, repleto de buracos de ferrugem e coberto de espinhos.

Com bolor tomando conta dos bancos, foi preciso uma moto-serra para tirar as plantas espinhosas.

Então, veio a pergunta: será que funciona? Infelizmente, mesmo com uma bateria nova, o propulsor 2.0 com turbo Garrett T3 e intercooler, que entregava 204 cavalos, não deu vida novamente ao Sierra RS Cosworth, mas nada como uma boa restauração para o bólido voltar às ruas.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X