Ford voltará à produção na Índia com foco na exportação

ford mahindra 1
ford mahindra 1

A Ford saiu da produção de carros na Índia assim como fez no Brasil, mas diferente daqui, onde se tornou uma importadora, no mercado indiano, a montadora americana não só fechou suas fábricas, mas também deixou de vender carros.

Segundo a Reuters , a Ford planeja reiniciar a produção de veículos em sua fábrica no estado de Tamil Nadu, localizada no sul da Índia. Isso se dará após dois anos após encerrar a produção no país.

Atualmente terceiro maior mercado de automóveis do mundo, a Índia viu a Ford sair até mesmo de uma parceria com a Mahindra, que já considerava novos modelos feitos em conjunto para a marca americana vender por lá.

Agora, a maior montadora dos EUA pretende usar sua fábrica fechada na Índia para fabricação para exportação, mas não deu detalhes sobre o que fará por lá. Nessa planta de Tamil Nadu, a Ford construiu anteriormente carros e motores.

Num comunicado à imprensa local, a Ford disse: “A mudança fará com que a instalação seja redirecionada para se concentrar na fabricação para exportação para mercados globais”.

Pelo que se sabe, os projetos com a Mahindra ainda estariam de pé e um sucessor do EcoSport seria um  dos produtos considerados no mercado europeu, mas ao que tudo indica, ele não será feito na Romênia, como o anterior.

Se a Ford buscar a produção indiana com baixo custo de mão de obra, conseguirá novamente exportar para a Europa e até mesmo para os EUA, mas neste ultimo parece improvável.

Ainda que não tenha mais carros sendo feitos lá, a Ford ainda mantém um centro de pesquisa e desenvolvimento, tal como no Brasil e, diferente daqui, mantém a produção de motores em Chennai, voltados para exportação.

Então, o que se viu na Índia não foi uma saída completa da Ford, mas uma longa pausa de dois anos para voltar a produzir num momento melhor. Aqui, todavia, não há perspectiva de mudança.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X