A Ford saiu da produção de carros na Índia assim como fez no Brasil, mas diferente daqui, onde se tornou uma importadora, no mercado indiano, a montadora americana não só fechou suas fábricas, mas também deixou de vender carros.
Segundo a Reuters, a Ford planeja reiniciar a produção de veículos em sua fábrica no estado de Tamil Nadu, localizada no sul da Índia. Isso se dará após dois anos após encerrar a produção no país.
Atualmente terceiro maior mercado de automóveis do mundo, a Índia viu a Ford sair até mesmo de uma parceria com a Mahindra, que já considerava novos modelos feitos em conjunto para a marca americana vender por lá.
Agora, a maior montadora dos EUA pretende usar sua fábrica fechada na Índia para fabricação para exportação, mas não deu detalhes sobre o que fará por lá. Nessa planta de Tamil Nadu, a Ford construiu anteriormente carros e motores.
Num comunicado à imprensa local, a Ford disse: “A mudança fará com que a instalação seja redirecionada para se concentrar na fabricação para exportação para mercados globais”.
Pelo que se sabe, os projetos com a Mahindra ainda estariam de pé e um sucessor do EcoSport seria um dos produtos considerados no mercado europeu, mas ao que tudo indica, ele não será feito na Romênia, como o anterior.
Se a Ford buscar a produção indiana com baixo custo de mão de obra, conseguirá novamente exportar para a Europa e até mesmo para os EUA, mas neste ultimo parece improvável.
Ainda que não tenha mais carros sendo feitos lá, a Ford ainda mantém um centro de pesquisa e desenvolvimento, tal como no Brasil e, diferente daqui, mantém a produção de motores em Chennai, voltados para exportação.
Então, o que se viu na Índia não foi uma saída completa da Ford, mas uma longa pausa de dois anos para voltar a produzir num momento melhor. Aqui, todavia, não há perspectiva de mudança.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!