O novo modelo elétrico que chama a atenção à primeira vista, com suas linhas futuristas e ângulos marcantes, não vem de nenhuma montadora tradicional.
Ele se chama Model D e é uma criação da Foxconn, gigante taiwanesa mais conhecida por fabricar iPhones para a Apple.
Agora, a empresa, sob a marca Foxtron, está expandindo sua atuação para o mundo automotivo com veículos elétricos inovadores.
O Model D é um LMUV (Veículo Utilitário de Propósito Múltiplo e Estilo de Vida) com capacidade para sete pessoas, revelado no evento anual Hon Hai Tech Day.
Se o nome Foxconn soa familiar, é porque a empresa já está envolvida na fabricação de dispositivos eletrônicos para grandes marcas como Apple, Sony, Nokia e Nintendo.
Agora, Foxconn colabora com a renomada Pininfarina para trazer o Model D ao mercado, um projeto que se destaca não só pelo design, mas também pela eficiência aerodinâmica.
Com uma silhueta que remete a uma “torradeira”, o Model D surpreende ao atingir um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,23 cx, um número impressionante para um veículo de quase 5,2 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,8 metro de altura.
Para atingir essa eficiência, o modelo utiliza cortinas de ar e dutos em “S”, tecnologias que reduzem a turbulência enquanto o veículo está em movimento.
Além disso, o Model D possui suspensão pneumática ajustável, permitindo que o carro seja elevado ou rebaixado conforme necessário, o que também contribui para a aerodinâmica.
O design ousado continua com faróis de LED que envolvem a dianteira do carro, enquanto saídas de ar estrategicamente posicionadas ajudam a aliviar a pressão e otimizar o desempenho.
Essa não é a primeira colaboração entre Foxconn e Pininfarina. Antes do Model D, as duas empresas já haviam trabalhado juntas no sedã Model E e no crossover Model B, lançados em 2021 e 2022.
A Foxconn também insinuou outros projetos, como a picape Model V e os ônibus Model T e Model U.
Contudo, o único modelo que já entrou em produção é o Model C, um crossover que foi vendido para a fabricante taiwanesa Luxgen, sendo comercializado com o nome de Luxgen n7.
A estratégia da Foxconn é clara: desenvolver plataformas tecnológicas e vendê-las para montadoras consolidadas, permitindo que estas rebatizem e comercializem os veículos.
Em vez de enfrentar diretamente a concorrência feroz do mercado automotivo, a empresa opta por oferecer soluções prontas para montadoras que buscam entrar no mundo dos elétricos com menos riscos.
O interior do Model D segue a mesma linha tecnológica, com duas grandes telas que ocupam o painel, uma central que se estende para a área do passageiro e outra menor atrás do volante.
Além disso, o veículo oferece todo o conforto com assentos do tipo capitão na parte central e uma fileira traseira que comporta mais três passageiros. Detalhes como suportes para iPad, carregadores de iPhone nos apoios de braço e iluminação futurista nas portas completam o ambiente moderno.
Sob o capô, ou melhor, sob o assoalho, o Model D usa um chassi desenvolvido pela ZF, uma empresa alemã na qual a Foxconn adquiriu 50% de participação.
A bateria, composta por células de fosfato de ferro-lítio (LFP), deve ter uma capacidade entre 100 e 120 kWh, oferecendo uma autonomia estimada de mais de 660 km no ciclo WLTP.
Ainda que a produção do Model D esteja prevista para começar em até dois anos, a Foxtron já está criando expectativas no mercado, mostrando que, com a tecnologia certa, está pronta para entrar de vez no jogo dos veículos elétricos.
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