FPT Industrial terá motor flex com etanol, biometano e gás natural

fpt f1c flexfpt f1c flex

A Iveco Group, por meio da FPT Industrial, quer emplacar um novo motor flex no mercado automotivo nacional, porém, não espere que este propulsor esteja em seu carro e nem se empolgue se você mora no Rio de Janeiro ou estados abastados de GNV.

O motor em questão é o F1C, o propulsor diesel usado pela Fiat no Ducato, Iveco no Daily e no Delivery Express da Volkswagen, por exemplo, sendo desenvolvido para atuar em veículos comerciais com potências entre 160 e 170 cavalos.

Este motor da FPT tem 3.0 litros e tecnologias como injeção Common Rail e TGV (turbina de geometria variável), além dos sistemas antipoluição. No entanto, no projeto, ele troca o óleo combustível pelo etanol, assim como biometano e gás natural.

Desenvolvido pela FPT Industrial em parceria com a Mahle Metal Leve e três universidades, o F1C Flex teria aplicações em máquinas e veículos comerciais, incluindo ônibus híbridos , que teriam o motor como gerador para alimentar baterias e o propulsor elétrico.

Nesse caso, poderia fornecer a energia necessária para um ônibus híbrido de 12 metros (Padron), aproveitando assim fontes renováveis como o etanol e de baixa emissão de CO₂, como os dois gases mencionados.

Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT Industrial, comentou: “Pode ser usado em máquinas e veículos comerciais, mas vemos duas aplicações muito prováveis: a primeira seria a troca do motor movido a diesel pelo F1C que pode rodar com gás natural, biometano e etanol. Seria possível porque o etanol já está presente no Brasil todo e o gás tende a avançar”.

Também no uso de caminhões leves seria igualmente benéfico, especialmente em aplicações nos centros urbanos e até mesmo numa proposta subdimensionada para VUC – Veículo Urbano de Carga – com misto de etanol e GNV, que são mais populares e acessíveis que o biometano.

Ainda assim, esse motor F1C Flex só estará disponível para atender estes veículos comerciais em 2025.

[Fonte: Auto Data ]

google news2COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X