fpt f1c flex
A Iveco Group, por meio da FPT Industrial, quer emplacar um novo motor flex no mercado automotivo nacional, porém, não espere que este propulsor esteja em seu carro e nem se empolgue se você mora no Rio de Janeiro ou estados abastados de GNV.
O motor em questão é o F1C, o propulsor diesel usado pela Fiat no Ducato, Iveco no Daily e no Delivery Express da Volkswagen, por exemplo, sendo desenvolvido para atuar em veículos comerciais com potências entre 160 e 170 cavalos.
Este motor da FPT tem 3.0 litros e tecnologias como injeção Common Rail e TGV (turbina de geometria variável), além dos sistemas antipoluição. No entanto, no projeto, ele troca o óleo combustível pelo etanol, assim como biometano e gás natural.
Desenvolvido pela FPT Industrial em parceria com a Mahle Metal Leve e três universidades, o F1C Flex teria aplicações em máquinas e veículos comerciais, incluindo ônibus híbridos, que teriam o motor como gerador para alimentar baterias e o propulsor elétrico.
Nesse caso, poderia fornecer a energia necessária para um ônibus híbrido de 12 metros (Padron), aproveitando assim fontes renováveis como o etanol e de baixa emissão de CO₂, como os dois gases mencionados.
Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT Industrial, comentou: “Pode ser usado em máquinas e veículos comerciais, mas vemos duas aplicações muito prováveis: a primeira seria a troca do motor movido a diesel pelo F1C que pode rodar com gás natural, biometano e etanol. Seria possível porque o etanol já está presente no Brasil todo e o gás tende a avançar”.
Também no uso de caminhões leves seria igualmente benéfico, especialmente em aplicações nos centros urbanos e até mesmo numa proposta subdimensionada para VUC – Veículo Urbano de Carga – com misto de etanol e GNV, que são mais populares e acessíveis que o biometano.
Ainda assim, esse motor F1C Flex só estará disponível para atender estes veículos comerciais em 2025.
[Fonte: Auto Data]
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