Fracasso elétrico: Mercedes G580 EQ encalha nas lojas, vira mico global, e força marca a repensar futuro do baby Classe G

mercedes g580 eq (1)
mercedes g580 eq (1)

Nem todo ícone nasce pronto para a era elétrica — e o Mercedes G-Class acaba de provar isso da pior forma.

Lançado com grande alarde no ano passado, o G580 EQ, versão elétrica do lendário utilitário de luxo, está se revelando um fracasso comercial tão retumbante que a Mercedes já considera reverter parte de seus planos e lançar a versão baby G-Class com motor a combustão.

Segundo reportagem do jornal alemão Handelsblatt , as vendas do G580 EQ simplesmente não decolaram.

Um executivo da própria marca chegou a dizer que “o carro está encalhado nas concessionárias, foi um completo fracasso”.

mercedes g580 eq (2)
mercedes g580 eq (2)

Outro insider completou: “é um modelo de nicho, a produção é mínima”. Mesmo com toda a tradição da linha G, a versão elétrica não conseguiu convencer nem os fãs mais fiéis.

Os números confirmam o desastre: até o fim de abril deste ano, apenas 1.450 unidades haviam sido vendidas na Europa, 61 na Coreia do Sul e míseras 58 na China, um dos maiores mercados de EVs do mundo.

E nos Estados Unidos? Nenhuma unidade entregue, segundo o relatório — embora a Mercedes local ainda não tenha confirmado essa informação.

Enquanto isso, o G-Class a combustão segue vendendo sete vezes mais do que seu “irmão verde”, mesmo sendo igualmente caro.

mercedes g580 eq (3)
mercedes g580 eq (3)

E diferente dos outros modelos elétricos da marca, como o EQS ou o EQE, o problema aqui não é o design, já que o G580 EQ praticamente copia o visual musculoso do G convencional.

O que pesa, literalmente, é o próprio peso: a versão elétrica é muito mais pesada, tem menos capacidade de reboque e oferece apenas 385 km de autonomia (pelo padrão EPA).

Outro obstáculo é a percepção de valor entre os consumidores de luxo.

Mesmo com toda a pressão por veículos sustentáveis, quem compra um G-Class ainda quer o ronco do motor, o status do V8 — mesmo que o G550 tenha passado para um seis cilindros na geração mais recente.

mercedes g580 eq (4)
mercedes g580 eq (4)

Não por acaso, a Mercedes anunciou há alguns meses que, diante da baixa adesão aos elétricos, iria reforçar seus investimentos em motores a combustão.

E é nesse contexto que surge a decisão de talvez adaptar o projeto do mini G-Class, que até então seria 100% elétrico, para receber motores a gasolina ou híbridos.

Fontes próximas à marca garantem que isso é viável graças à plataforma MMA, a mesma usada pelo novo CLA e que suporta tanto versões elétricas quanto a combustão.

mercedes g580 eq (5)
mercedes g580 eq (5)

Se esse movimento se confirmar, será uma reviravolta emblemática: o carro que deveria simbolizar a transição da Mercedes para um futuro 100% elétrico pode acabar voltando às origens para evitar mais um fiasco.

Afinal, como já ficou claro, o charme do G-Class ainda tem cheiro de gasolina.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.