França coloca barreira fiscal contra entrada de carros chineses

mg4 europa 2

Após a Comissão Europeia anunciar que investigará possíveis subsídios da China para seus fabricantes de modo a reduzir os preços e assim avançar sobre o mercado europeu, a França se torna o primeiro país do bloco a revelar mudanças nas regras locais para barrar os elétricos chineses.

O presidente Emmanuel Macron e seus ministros não fizeram segredo sobre as intenções do governo de mudar as regras de concessão de créditos em dinheiro para carros elétricos, que variam de € 5.000 e € 7.000.

A questão francesa é que no mercado local, os carros elétricos são caros, mesmo com os bônus de Paris, por isso os consumidores buscam os produtos chineses, com preços mais competitivos.

Para este caso não parece haver solução a curto prazo, mas para barrar os chineses, Macron elabora uma mudança nas regras de qualificação focado em baterias para excluir da jogada as marcas chinesas.

A ideia, a ser colocada em prática a partir de 15 de dezembro, contemplará a emissão de carbono de todo o processo industrial, o chamado “do poço à roda”, o que naturalmente excluirá os chineses, já que o país asiático tem 85% de sua energia proveniente da queima do carvão.

Na França, a energia nuclear domina o cenário elétrico e isso beneficiaria os fabricantes locais, que utilizariam fábricas mais sustentáveis.

Para a China, a desvantagem, além da produção com energia suja, é o transporte marítimo, considerado atualmente de grande emissão de carbono, ainda que na Europa muitos países usem trens diesel-elétricos para a mesma função.

Ainda que alguns fabricantes chineses tenham investidos em plantas limpas, de modo geral a indústria chinesa ainda se apoia no carvão.

Marcas como a BYD, já apostam em navios mais limpos para o transporte marítimo.

Não se sabe ainda se Alemanha e Reino Unido, os outros dois maiores mercados da Europa, seguirão o exemplo francês.

[Fonte: Reuters]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X