Fusca elétrico com motor de Tesla e 600 cavalos acelera 0-100 em 2,9 segundos e é mais rápido do que um Porsche 911 GT3

fusca eletrico tesla (1)
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Um dos carros mais carismáticos da história acaba de ganhar uma nova identidade — e ela é absolutamente insana.

Um Volkswagen Fusca, aparentemente comum, agora acelera mais rápido que superesportivos de última geração, graças a uma transformação elétrica feita na Alemanha.

O projeto é obra da Knepper Bugs & More, que encontrou o exemplar abandonado em um ferro-velho na Califórnia, nos Estados Unidos.

Depois de trazê-lo para a Europa, a empresa iniciou uma restauração completa, trocando todo o conjunto mecânico por um sistema elétrico de altíssimo desempenho.

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fusca eletrico tesla (3)
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Sob a carroceria azul Marathon ainda pulsa o espírito retrô do clássico, mas agora o motor é o mesmo usado no eixo traseiro de um Tesla Model S, modificado para operar com tensão mais alta.

O resultado? Mais de 600 cv de potência e 70,4 kgfm de torque instantâneo — números dignos de supermáquinas.

Para alimentar esse monstro, foram instalados 17 módulos de bateria retirados de um Porsche Taycan, tornando o Fusca uma verdadeira fusão de ícones elétricos.

fusca eletrico tesla (2)
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As semiárvores vêm de um Porsche 930, e a suspensão e freios foram herdados de um Porsche 944, com componentes adicionais da KW e da Bilstein para garantir controle diante de tanta força.

Com todo esse arsenal, o desempenho é de cair o queixo: 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos.

É mais rápido que o Porsche 911 GT3, que faz o mesmo sprint em 3,4 segundos, e praticamente empata com o novo Lamborghini Temerario, que precisa de 2,7 segundos.

fusca eletrico tesla (6)
fusca eletrico tesla (6)

A autonomia declarada é de cerca de 250 km em uso normal, mas cai para 100 km quando o motorista resolve explorar o que o carro tem de mais divertido.

Por fora, o visual é discreto: rodas clássicas da Porsche, spoiler traseiro em fibra de carbono e altura rebaixada são os únicos sinais de que há algo especial ali.

O interior também foi mantido fiel à proposta original. O painel e os mostradores são do modelo clássico, mas restaurados. Os bancos são Recaro, vindos de um BMW 2002.

fusca eletrico tesla (7)
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No lugar da alavanca de câmbio, agora há um pequeno painel digital sensível ao toque para seleção de marcha.

Mas esse projeto não é só visual e potência: ele já enfrentou uma jornada de 8.000 km por estrada, passando por Bélgica, França, Espanha, Portugal, Luxemburgo e até cruzando o estreito de Gibraltar rumo ao norte da África.

Esse Fusca, que começou como um carro enferrujado e esquecido, hoje mostra como a eletrificação pode reviver clássicos com desempenho de supercarro, sem perder a alma.

fusca eletrico tesla (4)
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fusca eletrico tesla (5)
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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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