Fusion 2010: o bom sedã executivo americano

fusion 2010 9

O Fusion 2010 chegou ao mercado com sua primeira atualização visual, deixando o primeiro visual de lançamento de lado, ganhando um aspecto mais fluido e sofisticado.

Disponível com motores Duratec 2.5 e 3.0 V6, mas trocando a transmissão automática de cinco para seis marchas, além de uma função de assistência ao condutor e tração nas quatro rodas AWD.

Oferecido apenas na versão SEL, o Fusion 2010 trouxe muito mais conteúdo e melhor custo-benefício, tendo ainda mais conforto e melhor desempenho que o anterior, que tinha motores 2.3 litros.

Importado do México, onde era fabricado em Cuautitlán Izcali, o Fusion da primeira geração foi um carro apreciável e com detalhes interessantes, como multimídia e ar condicionado com comando no volante.

Fusion 2010 – novidades

fusion 2010 2

Como novidade, o Fusion 2010 chegou com visual mais sofisticado, tendo como destaque os faróis com projetor de facho baixo, bem como grade com lâminas prateadas e para-choque com linhas mais envolventes, além de faróis de neblina tipo canhão.

Na traseira, as lanternas também foram repaginadas, ganhando iluminação em LED, assim como a tampa do porta-malas redesenhada e com aplique metálico.

O Fusion 2010 também recebeu novas rodas de liga leve aro 17 polegadas, bem como revisão do para-choque traseiro, que tinha até duas saídas de escape.

Por dentro, o Fusion 2010 teve o painel repaginado, com multimídia SYNC de 8 polegadas e sistema de som Sony, tendo ainda DVD, CD, Bluetooth, USB e MP3, além de auxiliar.

Com ar condicionado dual zone, manteve o volante com comandos diversos, inclusive ar condicionado, além de cluster personalizado, difusores de ar atualizados e acabamento do conjunto mais simples.

Os bancos ganharam padronagem diferenciada com costuras mais claras, vistas igualmente no volante, alavanca de câmbio – que também era nova – e freio de estacionamento manual.

fusion 2010 3

O sistema de som Sony era outra novidade com 12 alto-falantes, disqueteira com seis discos, enquanto o ambiente tinha iluminação personalizada com sete cores.

Bem completo, o Fusion 2010 tinha ainda teto solar elétrico e banco traseiro com apoio de braço central, além de ótimo espaço.

Um dos destaques era a SYNC com funções de áudio, telefone e ar-condicionado por voz ou por meio de toques na tela LCD, além de um HD com até 10 GB de músicas.

Além disso, o Fusion 2010 trocou o motor 2.3 pelo 2.5 Ti-VCT, que entregava 173 cavalos e 22,9 kgfm, recebendo também um motor mais possante, um V6 3.0 da linha Duratec, igualmente com comandos Ti-VCT.

Este entregava 243 cavalos e 30,8 kgfm, sendo ambos com uma nova caixa automática de seis marchas, com mudanças sequenciais e a função Grade Assist, que usa reforça o freio-motor em descidas.

O desempenho do Fusion melhorou, assim como a eficiência energética, melhorando o conjunto apresentado.

O Fusion Hybrid atualizado só chegaria ao mercado como modelo 2011 pouco tempo depois.

Fusion 2010 – versões

  • Ford Fusion SEL 2.5
  • Ford Fusion SEL 3.0 V6 AWD

Fusion 2010 – equipamentos

Ford Fusion SEL 2.5 – Motor 2.5 e câmbio automático de seis marchas, mais rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 225/50 R17, faróis duplos, faróis de neblina, lanternas em LED, freios ABS, controle de tração, controle de estabilidade e assistente de rampa.

Ar condicionado dual zone, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos em couro, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas e câmera de ré.

Teto solar elétrico, abertura elétrica do porta-malas, apoio de braço central, porta-copos, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, seis airbags, para-brisa acústico, alerta de emergência com luzes e buzina e computador de bordo.

Sensor de chuva, sensor crepuscular, alarme, retrovisor interno eletrocrômico, luzes de leitura, iluminação interna de sete cores, para-sois com espelhos iluminados, alças no teto, fonte 12V, Bluetooth, CD/DVD, volante em couro, sensor de estacionamento, controle de cruzeiro, entre outros.

Ford Fusion SEL 3.0 V6 AWD – Itesn acima, mais motor 3.0 V6, mudanças manuais de marchas, tração nas quatro rodas, função Grade Assist, duas saídas de escape, sistema de som Sony com 12 alto-falantes, HD com 10 GB e disqueteira com seis discos.

Fusion 2010 – preços

  • Ford Fusion SEL 2.5 – R$ 40.474
  • Ford Fusion SEL 3.0 V6 AWD – R$ 40.521

Fusion 2010 – motor

fusion 2010 8

O Fusion 2010 teve dois motores apresentados, lembrando que o Hybrid chegaria nos meses seguintes, mas como modelo 2011, sendo o Duratec 2.5 Ti-VCT, um quatro cilindros com injeção eletrônica e duplo comando variável Ti-VCT.

Esse propulsor de 2.488 cm³ tinha 173 cavalos a 6.000 rpm e 22,9 kgfm a 4.000 rpm, enquanto o V6 3.0 Ti-VCT tem a mesma arquitetura, porém, com tuchos hidráulicos.

Além de igualmente quatro válvulas por cilindro com dois comandos variáveis, tendo 2.976 cm³ e entregando 243 cavalos a 6.550 rpm e 30,8 kgfm a 4.300 rpm.

A transmissão era automática de seis marchas com conversor de torque, tendo modo sequencial de mudanças de marcha na versão V6.

Já a tração é dianteira no 2.5 litros e integral sob demanda na versão V6 3.0 litros.

Fusion 2010 – desempenho

ford fusion sel v6 2010

  • Ford Fusion SEL 2.5 – 9,9 segundos e 180 km/h (limitada)
  • Ford Fusion SEL 3.0 V6 AWD – 8,5 segundos e 180 km/h (limitada)

Fusion 2010 – consumo

  • Ford Fusion SEL 2.5 – 9,2 km/l e 14,4 km/l
  • Ford Fusion SEL 3.0 V6 AWD – 7,3 km/l e 11,7 km/l

Fusion 2010 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X