Futuro cheio de gasolina e barulho: Porsche abandona meta de 80% EVs e foca no que o cliente quer agora

porsche 911 carrera gts (1)
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A Porsche decidiu recuar parcialmente na corrida elétrica.

Durante sua Assembleia Geral Anual, realizada nesta semana , a marca alemã confirmou uma mudança importante na sua estratégia: a transição para veículos totalmente elétricos será mais gradual do que o previsto.

Em vez de focar apenas nos EVs, a empresa irá manter opções a gasolina e híbridas plug-in em todos os seus segmentos até pelo menos a década de 2030.

O CEO Oliver Blume foi direto ao dizer que os consumidores continuarão tendo escolha, incluindo motores a combustão, sistemas híbridos e opções 100% elétricas.

porsche 911 2025 5
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Com isso, modelos emblemáticos como o 911 devem manter o motor a combustão por muitos anos.

Embora um 911 elétrico esteja fora dos planos, Blume prometeu algo empolgante para o segmento esportivo, mesmo que o lançamento do 718 elétrico, previsto para 2026, tenha sido adiado para 2027 por problemas na cadeia de fornecimento de baterias.

A nova abordagem não se limita à coexistência entre combustíveis.

A Porsche também pretende expandir sua linha com modelos inéditos movidos a gasolina e híbridos plug-in, que serão vendidos paralelamente aos elétricos.

porsche 911 gt3 rs branco (1)
porsche 911 gt3 rs branco (1)

Um dos exemplos é um novo SUV que será posicionado no mesmo segmento do Macan, mas com motor a combustão.

Este novo modelo não usará o nome Macan, já que esse será reservado exclusivamente para a versão elétrica de segunda geração, com previsão de início de produção para o ano que vem, encerrando de vez o ciclo da geração atual a gasolina.

Outro exemplo é o Cayenne, SUV mais vendido da marca, que terá versões a gasolina, híbridas e elétricas coexistindo no portfólio. A empresa já confirmou o desenvolvimento de um novo motor V8 que será oferecido no Cayenne por mais uma década.

Essa mudança de direção tem um preço. A Porsche informou que esse reposicionamento estratégico custará cerca de 1,3 bilhão de euros (aproximadamente US$ 1,5 bilhão) no exercício financeiro de 2025.

porsche 911 spirit 70 3
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O impacto é reflexo direto da desaceleração na demanda por EVs, especialmente no segmento premium, onde o crescimento não foi tão explosivo quanto o previsto há alguns anos.

A marca, que antes tinha como meta alcançar 80% de participação de elétricos até o fim da década, agora diz que suas metas serão baseadas na demanda real dos consumidores.

Em mercados como os Estados Unidos e China, onde a procura por elétricos caiu, isso significa manter e até ampliar as ofertas com motor a combustão.

Além disso, a Porsche enfrentará outros desafios, como as tarifas de importação da administração Trump e a queda nas vendas na China, seu maior mercado, que recuaram 28% em 2024.

porsche taycan gt turbo weissach (1)
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Para lidar com os custos crescentes e proteger a rentabilidade, a montadora também anunciou, ainda em março, a redução de cerca de 3.900 postos de trabalho até 2029.

O corte será feito, na medida do possível, por meio de aposentadorias, programas voluntários e encerramento de contratos temporários.

Mesmo diante da pressão por eletrificação e sustentabilidade, a Porsche prefere adotar uma estratégia mais cautelosa e centrada no desejo do consumidor, mantendo viva sua herança esportiva e a excelência mecânica que a consagrou mundialmente.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.