A General Motors acaba de confirmar uma mudança estratégica importante em sua linha de produção.
A gigante de Detroit transferirá a fabricação do Cadillac Escalade para o estado de Michigan e, de quebra, vai ampliar a capacidade de produção das picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra movidas a gasolina na mesma unidade.
A medida faz parte de um pacote de investimentos de US$ 4 bilhões anunciado em junho e reforça a aposta da GM em veículos com motores tradicionais — justo em um momento em que a indústria enfrenta incertezas quanto à adoção em massa dos elétricos.
Com essa mudança, a produção do Escalade deixa a planta de Arlington, no Texas, onde atualmente divide espaço com outros SUVs de grande porte como Chevrolet Tahoe, Suburban e GMC Yukon.
Apesar disso, a unidade texana seguirá operando normalmente. Já o novo destino do SUV de luxo será a fábrica de Orion Township, em Michigan, que estava anteriormente prevista para fabricar caminhonetes elétricas a partir de 2025.
Agora, o foco da planta será totalmente redirecionado para modelos movidos a combustão a partir de 2027, incluindo versões da Silverado e da Sierra.
Segundo a própria GM, a decisão visa atender à “forte demanda contínua dos consumidores. Na prática, mostra também um reposicionamento diante do ritmo mais lento do mercado de veículos elétricos, que não cresceu como o esperado nos Estados Unidos.
A própria montadora, assim como concorrentes diretas como Ford e Stellantis, têm reavaliado seus cronogramas de eletrificação.
O anúncio vem em sintonia com medidas do governo norte-americano que favorecem veículos produzidos localmente. A Casa Branca, inclusive, comemorou a notícia, pois ela fortalece o setor automotivo nacional.
Além disso, a recente aprovação de uma nova legislação orçamentária pelo presidente Donald Trump eliminou multas por descumprimento das metas de eficiência energética da CAFE (Corporate Average Fuel Economy), tornando mais viável a produção de modelos maiores e menos eficientes.
A mesma lei também prevê o fim dos créditos fiscais de US$ 7.500 para a compra de EVs a partir de 30 de setembro, o que deve reduzir ainda mais o ritmo de crescimento dos elétricos no país.
Para completar, os modelos como Silverado, Sierra e Escalade continuam sendo os campeões de lucro da GM.
São veículos de margem alta, com grande aceitação entre consumidores americanos e que, mesmo diante de novas regulamentações ambientais e promessas de neutralidade de carbono, continuam sustentando as finanças da empresa.
Assim, ainda que a GM mantenha sua meta oficial de vender apenas veículos elétricos até 2035, os passos mais recentes mostram que esse compromisso pode estar cada vez mais distante da realidade prática — pelo menos no curto e médio prazo.
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