
A segurança sempre foi o pilar que sustenta a imagem dos carros da Volvo no mundo, antes de luxo, performance, confiabilidade ou engenharia, entre outros.
Novamente, a marca sueca traz novidade em segurança com o que a empresa chama de o primeiro cinto de segurança “multiadaptável” do mundo.
Esse novo cinto de segurança multiadaptável é uma tecnologia pioneira no mundo que visa aumentar ainda mais a segurança de todos em situações reais de trânsito.
Se achávamos que o cinto de segurança já havia atingido seu ponto máximo de evolução, a Volvo diz que ainda não. Este sistema, com estreia prevista para o futuro Volvo EX60 totalmente elétrico em 2026, traz algo novo.
Segundo a Volvo, o novo cinto de segurança foi projetado para proteger melhor as pessoas, adaptando-se às variações do trânsito e à pessoa que o utiliza, graças aos dados em tempo real dos sensores avançados do carro.
O novo cinto de segurança multiadaptável da Volvo pode usar dados inseridos por sensores internos e externos para personalizar a proteção, adaptando a configuração com base na situação e nos perfis individuais, como altura, peso, formato do corpo e posição sentada.
Por exemplo, um ocupante maior em um acidente grave receberá uma configuração de carga do cinto maior para reduzir o risco de ferimentos na cabeça.
Já um ocupante menor em um acidente mais leve, por exemplo, receberá uma configuração de carga do cinto menor para reduzir o risco de fraturas nas costelas.
Isso é alcançado, segundo a Volvo, aumentando significativamente o número das chamadas variações de perfil de limitação de carga, que gerenciam a força aplicada aos ocupantes em caso de acidente.
E, graças às atualizações remotas de software (OTA) dos carros da Volvo, a configuração melhora com o tempo, ampliando os perfis e situações.
Åsa Haglund, chefe do Centro de Segurança da Volvo Cars, comenta: “O primeiro cinto de segurança multiadaptável do mundo é mais um marco para a segurança automotiva e um ótimo exemplo de como utilizamos dados em tempo real com a ambição de ajudar a salvar milhões de vidas”.
Haglund, completa: “Isso marca uma grande atualização do moderno cinto de segurança de três pontos, uma invenção da Volvo introduzida em 1959, que estima-se ter salvado mais de um milhão de vidas.”

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