GAC Aion V vira Robotaxi R2 em parceria com o “Uber” chinês; SUV elétrico autônomo entra em produção

gac didi 2
gac didi 2

Já presente no Brasil, o GAC Aion V (confira aqui a Avaliação NA ) está sendo aproveitado na China não apenas para atender os clientes finais da marca, mas também para quem não tem ou não quer ter um carro próprio.

Em parceria com a empresa Didi Chuxing, conhecida como o “Uber” da China e dona do aplicativo brasileiro 99, a GAC iniciou a produção do Aion V autônomo com tecnologia da Didi e sob o nome de Robotaxi R2.

Feng Xingya, presidente do Grupo GAC, afirmou: “No futuro, o Grupo GAC aprofundará sua cooperação estratégica abrangente com a Didi, aproveitando ao máximo as vantagens complementares de ambas as partes em áreas como fabricação de veículos, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma, ecossistema de mobilidade e operações baseadas em cenários, injetando forte impulso no desenvolvimento de Guangzhou como uma ‘Cidade Inteligente’”. 

gac didi 1
gac didi 1

O R2 foi desenvolvido para operação não tripulada, produção em massa e comercialização”, o que significa que também usuários finais poderão adquirir o SUV elétrico da GAC com as tecnologias da Didi. 

Veja também

Sobre o R2, o divulgado pela GAC-Didi é que ele conta com 33 sensores de alta precisão e o primeiro cérebro de computação de fusão de três domínios produzido em massa na indústria. 

Essa arquitetura inteligente conta com uma potência de computação superior a 2000 TOPS, alcançando uma redução de custos de 74% e, ao mesmo tempo, melhorando significativamente o desempenho computacional.

gac didi 3
gac didi 3

Segundo a GAC, o Robotaxi R2 atende às normas para obter classificação de cinco estrelas no C-NCAP e Euro NCAP, com os sensores sendo instalados na parte exterior do Aion V, sendo assim dotados de radares lasers LiDAR, radares ultrassônicos e câmeras inteligentes.

Dentro, os bancos dianteiros perdem os apoios de cabeça para o passageiro poder ter melhor visão do caminho que está sendo percorrido, devidamente mostrado na tela central de 17,3 polegadas. Quando teremos isso aqui? Por ora, somente na China.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.