
A chinesa GAC mostrou no Salão do Automóvel 2025 seu “carro voador”, como é comumente apelidada a aeronave eVTOL, um tipo de veículo aéreo que dá suporte de mobilidade ao automóvel em solo.
Chamado Govy AirCab (GAC-A6), o eVTOL da marca chinesa atraiu muitas pessoas para o estande da GAC devido à curiosidade diante de um veículo aéreo original, exposto no evento automotivo.

Mas, se para alguns parece um sonho, para a GAC, tal veículo que parece um drone e com dois lugares, é pura realidade.
Na China, a fábrica da GAC High-Device Flying Car em Guangzhou iniciou recentemente o processo de instalação e testes dos equipamentos de produção do AirCab, e a expectativa é que entre oficialmente em fase de testes de produção em janeiro.
Veja também

Fontes locais dizem que a fábrica de Guangzhou está dividida em uma linha de montagem geral, uma oficina de submontagem, uma unidade de fabricação de materiais compósitos e uma seção de pintura.
Tudo isso servirá à produção piloto e à revisão da licença de produção do eVTOL multirrotor da GAC, que já recebeu quase 2.000 encomendas de clientes e está passando por uma revisão completa de aeronavegabilidade.

A expectativa é que obtenha a certificação e inicie as entregas até o final de 2026, o que é um tempo razoavelmente bom para este tipo de projeto.
O primeiro lote de aeronaves em condições de voo da GAC também sairá da linha de produção da fábrica recém-construída em Guangzhou.

Isso mostra como o eVTOL está cada vez mais perto de se tornar uma realidade em muitos países, inclusive no Brasil, onde a ANAC já trabalha na legislação específica para este novo meio de transporte aéreo.
Diferente de eVTOLs como o da brasileira EVE (Embraer), o AirCab da GAC é 100% autônomo desde o início, não portando assim comandos de controle e somente dois lugares.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










