
A Toyota Gazoo Racing (TGR) promove a fabricação de carros cada vez mais focados em performance e experiência de direção, mas agora a Gazoo Racing vira uma marca independente dentro do grupo Toyota.
As origens da Gazoo Racing remontam a 2007, quando Akio Toyoda (então vice-presidente executivo) competiu na corrida de resistência de 24 Horas de Nurburgring ao lado de seu mentor de pilotagem e Master Driver da Toyota Motor Corporation (TMC), Hiromu Naruse, e outros colegas.
Na época, como a participação na corrida não era reconhecida pela TMC como uma atividade oficial da empresa, a equipe não tinha permissão para usar o nome “Toyota”.

Assim, inscreveu-se sob o nome “Team Gazoo”. Além disso, como a intenção de Toyoda de pilotar na corrida não obteve muita compreensão interna, sua única escolha foi competir sob o pseudônimo de “Morizo”.
Veja também
Embora a equipe Gazoo tenha conseguido terminar a prova, a conquista veio acompanhada de um imediato sentimento de humilhação.
Isso ocorreu porque, enquanto muitos outros competidores — principalmente europeus — estavam testando carros em fase de desenvolvimento na pista, a Toyota não possuía tal veículo, muito menos carros esportivos em sua linha de vendas.

Fora isso, a Toyota estava prestes a perder sua capacidade de transmitir suas habilidades e conhecimentos de fabricação.
Ao ser ultrapassado na pista por veículos de desenvolvimento de outros fabricantes, Toyoda sentiu como se pudesse ouvir os rivais dizendo: “De jeito nenhum vocês da Toyota conseguiriam construir um carro como este!”, algo que o executivo lembra até hoje.

A partir daí a história é longa, mas em abril de 2015, a TMC decidiu consolidar suas atividades internas de automobilismo — incluindo aquelas sob as bandeiras “Toyota Racing”, “Lexus Racing” e “Gazoo Racing” — sob o nome unificado “Gazoo”, adotando então o logotipo “Toyota Gazoo Racing.
Foi um marco na empresa, pois desde 2007 não se podia carregar o nome da empresa em competições do tipo.

O sentimento de humilhação só desapareceu quando Toyoda, então como presidente, decidiu que a TMC retornaria ao Campeonato Mundial de Rali da FIA (WRC) para desenvolver veículos cada vez melhores.
Assim, surgiram coisas como o GR Yaris e o GR Corolla, além do GR Supra, bem como os mais recentes GR GT, GR GT3 e LFA Concept.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias









