Geely EX5: Impressões iniciais do SUV elétrico, primeiro modelo da marca no país

geely ex5 impressoes (2)
geely ex5 impressoes (2)

A gigante chinesa Geely Auto se apresenta oficialmente ao Brasil com o elétrico EX5, produto-chave da estratégia global de NEV (veículos de nova energia) e primeiro modelo global da marca.

Desenvolvido para atender aos mais variados mercados internacionais e homologado para mais de 90 países, o EX5 demonstra a tecnologia avançada e a expertise da Geely em desenhar, construir e produzir um veículo elétrico mundial.

Para a fabricante oriental, o lançamento representa um salto em direção à liderança global em SUVs elétricos.

“Agora, o consumidor brasileiro pode ter na sua garagem toda a tecnologia da Geely Auto com o EX5, um modelo desenvolvido para mercados globais”, afirma Michael Gao, diretor-geral da Geely Auto América do Sul.

geely ex5 impressoes (1)
geely ex5 impressoes (1)

Importado da China, o EX5 desembarca no Brasil em duas versões, a Pro, com preço de R$ 205.800, e a Max, a R$ 225.800.

A estratégia de lançamento do elétrico, anunciada em abril deste ano, passou pela exposição do EX5 em 22 shoppings brasileiros e pela pré-venda do carro. Este mês, oito das primeiras 23 concessionárias previstas para 2025 serão inauguradas, marcando a consolidação das operações da Geely Auto no país.

O EX5 é construído sobre a arquitetura GEA (Global Intelligent Electric Architecture), que, de acordo com a Geely, se destaca pela integridade estrutural e pelo aproveitamento de espaço, entregando boa experiência de direção e eficiência energética.

O modelo aposta em quatro pilares: energia, segurança, espaço e interação inteligentes. A arquitetura construtiva é a plataforma elétrica global da Geely, combinando inteligência artificial, sistemas eletrônicos e estrutura englobando a bateria para ter resistência extrema.

geely ex5 impressoes (3)
geely ex5 impressoes (3)

O design do EX5 interliga linhas imponentes, personalidade própria e funcionalidade aerodinâmica.

Desenhado pela Geely em centros de design em Gotemburgo (Suécia), Xangai (China), Coventry (Inglaterra) e Milão (Itália), o EX5 já recebeu vários prêmios de estilo, como na categoria design de produto do “Red Dot Awards”, na medalha de ouro do “IDA Design Award” e na medalha de platina no “Muse Design Award”.

Conforme a Geely, as linhas do SUV elétrico reproduzem as curvas graciosas e o acabamento primoroso da porcelana chinesa. A frente foi inspirada no tigre, com visual curvo envolvido por grandes ranhuras no para-choque.

Os faróis de leds ligeiramente curvados para cima remetem às pontas das asas dos aviões mais modernos. O perfil é esculpido por dois vincos na parte de baixo das portas, com ampla área envidraçada.

geely ex5 impressoes (4)
geely ex5 impressoes (4)

A traseira tem spoiler integrado e lanternas inteiriças compostas por 274 leds compondo efeito 3D. Componentes como grade ativa e maçanetas embutidas ajudam a alcançar um coeficiente de penetração aerodinâmica de 0,269, o menor entre os SUVs de luxo.

“O EX5 representa uma nova referência no segmento. É um SUV com alto desempenho, autonomia surpreendente e soluções inteligentes pensadas para o dia a dia, reunindo nível de tecnologia e conforto sem precedentes na sua faixa de preço” complementa Jefferson Antunes, diretor de Produto e Marca da Geely Brasil.

O EX5 tem 218 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque instantâneo, como em todo o veículo 100% elétrico, levando o carro a acelerar de zero a 100 km/h em 6,9 segundos na variante Pro, com velocidade máxima de 180 km/h e três modos de condução: “Eco”, “Normal” e “Sport”.

A bateria Short Blade Geely de lítio, fosfato e ferro (LFP) tem 60,22 kWh de capacidade. Segundo o programa de certificação do Inmetro, a autonomia do EX5 pode chegar a 413 quilômetros, com quatro níveis de regeneração de energia.

geely ex5 impressoes (5)
geely ex5 impressoes (5)

Em posto de carregamento com corrente contínua (DC) e 100 kW, o tempo de recarga de 30% a 80% é de 20 minutos. Em carregador de corrente alternada (AC) tipo Wallbox de 11 kW, o reabastecimento de 10% a 100% é de seis horas.

A Geely garante que a vida útil do conjunto de baterias pode chegar a um milhão de quilômetros.

O EV5 é uma autêntica usina de força, também podendo atuar como gerador portátil de eletricidade tanto para dispositivos (V2L), como fornecer energia para eletrônicos, eletrodomésticos e luzes, quanto para outros veículos (V2V). O carro tem segurança ativa e passiva, para pedestres, saúde, cibernética e bateria.

Disponíveis na “top” Max, os sistemas avançados de auxílio para o motorista (ADAS) incluem frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de alerta de colisão frontal e traseira, frenagem de tráfego cruzado traseiro, assistentes de reconhecimento de placas de trânsito, de permanência em faixa, de emergência de permanência em faixa, de ponto cego e de mudança de faixa e aviso de segurança para a abertura de portas.

geely ex5 impressoes (7)
geely ex5 impressoes (7)

Experiência a bordo – Por dentro das versões

No interior, o Geely EX5 tem quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas e central multimídia Flyme Auto de 15,4 polegadas, com tela de alto brilho e definição facilitando a visualização em qualquer condição de luminosidade.

A tecnologia de toque é a Incell, a mesma usada em smartphones de última geração. Há conexão com Apple CarPlay e 4G, podendo ser utilizado navegador GPS nativo por satélite.

A versão Max conta com “head-up display”, que projeta informações no para-brisa para o motorista. O carregador de smartphone sem fio tem 15 watts de potência e dispõe de aviso de esquecimento do aparelho.

É possível interagir com o carro por meio de assistente de voz inteligente pelo comando “Olá, Geely!”. A interface compreende até 200 comandos e funciona em dez idiomas. O EX5 tem ainda atualizações que podem ser feitas pela nuvem via sistema “Over-The-Air” (OTA).

geely ex5 impressoes (8)
geely ex5 impressoes (8)

No conteúdo, a variante Pro conta de série com faróis full-led, barras de teto com 50 quilos de capacidade, sensor de chuva, rodas de liga leve aro 18, retrovisores externos aquecidos, volante com ajuste de altura e profundidade, vidros elétricos com função “one touch”, bancos dianteiros com ventilação, do motorista com ajuste elétrico de seis posições e função entrada e saída e traseiros com inclinação ajustável em dois níveis, ar-condicionado automático com acionamento remoto e saídas de ar traseiras, partida sem chave, painel digital de LCD de 10,2 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, visão de 360 graus, seis airbags e controles de tração e estabilidade.

A Max acrescenta farol alto com controle inteligente, teto solar panorâmico com persiana elétrica, rodas aro 19, bancos dianteiros com ventilação, memória e ajuste de entrada e saída, ajustes elétricos para o banco do carona com quatro posições e apoio de pé, retrovisor interno eletrocrômico, 13 sistemas de auxílio ao condutor (ADAS) e sensores de estacionamento dianteiros.

Primeiras Impressões – Docilidade e potência

O test-drive do Geely EX5 foi breve, nas ruas mais próximas ao Jockey Clube de São Paulo (SP), onde ocorreu o evento de lançamento da marca chinesa.

geely ex5 impressoes (9)
geely ex5 impressoes (9)

Apesar do trânsito intenso, foi possível perceber algumas das qualidades do SUV elétrico, que privilegia o conforto ao dirigir.

A suspensão conta com uma calibragem mais macia, que filtra bem os impactos e as imperfeições do solo, ao custo de uma inclinação um pouco maior ao entrar em curvas de alta velocidade.

Graças ao motor elétrico de 218 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque, que são entregues de forma instantânea ao acelerar, o EX5 se mostra um carro bem ágil, mesmo na cidade.

O comportamento do veículo também muda de acordo com o modo de condução escolhido, sendo o “Eco” mais ameno e o “Sport” mais vigoroso e arisco. Outro ponto positivo é o bom isolamento acústico do modelo, que tem um rodar bem silencioso.

geely ex5 impressoes (6)
geely ex5 impressoes (6)

Ficha Técnica – Geely EX5 Max

Motor: elétrico, dianteiro, síncrono, rotores bobinados
Potência: 160 kW (218 cavalos)
Torque: 32,6 kgfm
Transmissão: automática de uma marcha
Direção: assistência elétrica
Tração: dianteira
Bateria: 60,2 kWh (LFP)
Autonomia: 349 km pelo Inmetro
Suspensões: dianteira, independente, tipo MacPherson, traseira, multilink
Freios: discos ventilados na frente e sólidos atrás
Pneus: 225/55 R18
Dimensões: 4,61 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,67 metro de altura, 2,75 metro de entre-eixos
Peso: 1.765 quilos
Porta-malas: 461 litros
Preço: R$ 225.800

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
Avatar photo
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira - AutoMotrix

Jornalista carioca que trabalha com jornalismo automotivo desde 1992. Em 2018 criou a Agência AutoMotrix e, em 2020, a revista "Roda Rio".

formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.