Geely EX5 surpreende com rodas traseiras que giram 90 graus e permite manobras e modo “caranguejo”

geely ex5 rodas 90 graus (2)
geely ex5 rodas 90 graus (2)

A Geely acaba de apresentar um avanço que parece saído de um filme de ficção científica, mas está prestes a se tornar realidade nas ruas.

O SUV elétrico Geely EX5 foi equipado com um sistema de direção independente de 90 graus nas quatro rodas, permitindo manobras jamais vistas em um carro de produção.

A tecnologia foi revelada em 12 de dezembro, com direito a demonstrações em vídeo que mostram o veículo girando sobre o próprio eixo e andando lateralmente, no chamado modo caranguejo.

O segredo está nas novas unidades de tração autônomas, desenvolvidas pela própria Geely, que integram motores elétricos diretamente nas rodas do carro.

Veja também

geely ex5 rodas 90 graus (1)
geely ex5 rodas 90 graus (1)

Cada uma das quatro rodas pode ser controlada de forma independente, oferecendo movimentos onidirecionais, ideal para estacionar em vagas apertadas ou sair de locais confinados com extrema precisão.

O controle do veículo é feito, por enquanto, através de uma luva eletrônica, mas a marca já anunciou que, no futuro, smartphones e smartwatches também poderão comandar os movimentos do carro remotamente.

A aplicação dessa tecnologia no protótipo do EX5 mostra que a Geely não está apenas experimentando, mas avançando com planos concretos.

Além da mobilidade diferenciada, os executivos da marca destacam que a solução melhora a estabilidade em estradas escorregadias e sob fortes rajadas de vento, oferecendo mais segurança.

geely ex5 rodas 90 graus (3)
geely ex5 rodas 90 graus (3)

Ainda assim, nem tudo são flores: para acomodar a rotação completa das rodas traseiras, a Geely parece ter ampliado os arcos de roda, o que pode ter reduzido o espaço interno.

Imagens do protótipo mostram as janelas traseiras cobertas com película escura, e rumores indicam que os bancos traseiros podem ter sido removidos para testar o sistema.

Comercialmente, o Geely EX5 já é vendido na China sob o nome Galaxy E5, com preços entre 107.800 e 179.800 yuan, ou cerca de R$79 mil a R$132 mil.

Ele utiliza a plataforma modular GEA, tem 4,61 metros de comprimento e um motor dianteiro de 215 cv, alimentado por uma bateria de 60,2 kWh, que garante até 430 km de autonomia no ciclo WLTP.

Geely EX5 boasts four-wheel 90-degree steering in China. Read more at CarNewsChina.com

Fora da China, o modelo é montado na Malásia sob o nome Proton eMas 7, como parte da estratégia global da Geely.

Ainda não há previsão de quando a direção de 90 graus e o modo caranguejo chegarão a veículos de produção, mas a montadora já deixou claro que está levando a sério o futuro da mobilidade urbana inteligente.

Com essa iniciativa, a Geely se junta a nomes como Mercedes e Hyundai no desenvolvimento de soluções inovadoras para manobrabilidade extrema — só que com a ousadia que só os fabricantes chineses parecem dispostos a abraçar por completo.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.