
A Geely acaba de apresentar um avanço que parece saído de um filme de ficção científica, mas está prestes a se tornar realidade nas ruas.
O SUV elétrico Geely EX5 foi equipado com um sistema de direção independente de 90 graus nas quatro rodas, permitindo manobras jamais vistas em um carro de produção.
A tecnologia foi revelada em 12 de dezembro, com direito a demonstrações em vídeo que mostram o veículo girando sobre o próprio eixo e andando lateralmente, no chamado modo caranguejo.
O segredo está nas novas unidades de tração autônomas, desenvolvidas pela própria Geely, que integram motores elétricos diretamente nas rodas do carro.
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Cada uma das quatro rodas pode ser controlada de forma independente, oferecendo movimentos onidirecionais, ideal para estacionar em vagas apertadas ou sair de locais confinados com extrema precisão.
O controle do veículo é feito, por enquanto, através de uma luva eletrônica, mas a marca já anunciou que, no futuro, smartphones e smartwatches também poderão comandar os movimentos do carro remotamente.
A aplicação dessa tecnologia no protótipo do EX5 mostra que a Geely não está apenas experimentando, mas avançando com planos concretos.
Além da mobilidade diferenciada, os executivos da marca destacam que a solução melhora a estabilidade em estradas escorregadias e sob fortes rajadas de vento, oferecendo mais segurança.

Ainda assim, nem tudo são flores: para acomodar a rotação completa das rodas traseiras, a Geely parece ter ampliado os arcos de roda, o que pode ter reduzido o espaço interno.
Imagens do protótipo mostram as janelas traseiras cobertas com película escura, e rumores indicam que os bancos traseiros podem ter sido removidos para testar o sistema.
Comercialmente, o Geely EX5 já é vendido na China sob o nome Galaxy E5, com preços entre 107.800 e 179.800 yuan, ou cerca de R$79 mil a R$132 mil.
Ele utiliza a plataforma modular GEA, tem 4,61 metros de comprimento e um motor dianteiro de 215 cv, alimentado por uma bateria de 60,2 kWh, que garante até 430 km de autonomia no ciclo WLTP.
Fora da China, o modelo é montado na Malásia sob o nome Proton eMas 7, como parte da estratégia global da Geely.
Ainda não há previsão de quando a direção de 90 graus e o modo caranguejo chegarão a veículos de produção, mas a montadora já deixou claro que está levando a sério o futuro da mobilidade urbana inteligente.
Com essa iniciativa, a Geely se junta a nomes como Mercedes e Hyundai no desenvolvimento de soluções inovadoras para manobrabilidade extrema — só que com a ousadia que só os fabricantes chineses parecem dispostos a abraçar por completo.
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