Geely inicia operação de seu primeiro navio de transporte de veículos; movido à gás natural, embarcação leva 7.000 carros elétricos e híbridos

geely navio 1
geely navio 1

Assim como a BYD, a Geely agora também é operadora marítima de seus próprios carros, sendo mais uma montadora chinesa a apostar em frota ecológica para exportação de seus veículos.

O primeiro navio é chamado de Jisu Fortune e é operado por uma empresa pertencente à Geely, que embarcou no Terminal Haitong do Porto de Taicang, o primeiro lote de 5.000 carros elétricos e híbridos para portos da Bélgica, Holanda e Reino Unido.

Com capacidade para 7.000 carros, o Jisu Fortune segue um modelo de embarcação ro-ro (transportador de veículos) que foca na redução das emissões de carbono no transporte marítimo.

geely navio 2
geely navio 2

Isso é proposital, uma vez que alguns destinos de carros chineses, como o Brasil, por exemplo, contabilizarão a emissão de CO² dos veículos para definição tributária e o transporte marítimo entra nos cálculos de fórmulas como “do poço à roda”.

Assim, o navio da Geely, com suas 18.000 toneladas, 199 m de comprimento e 38 m de largura, é movido por grandes motores abastecidos por GNL (Gás Natural Liquefeito) com dois tanques de 2.000 m³.

Com 12 conveses, o Jisu Fortune conta com os decks 11 e 12 para transportar veículos movidos a hidrogênio e gás natural, sendo assim preparados para caso de explosão ou incêndio, recordando que veículos eletrificados já colocaram um navio a pique há poucos anos.

geely navio 3
geely navio 3

Tendo assim cortes significativos de emissões de óxidos de nitrogênio e óxidos de enxofre, a Geely consegue assim que seus carros tenham um cálculo de emissão de CO² da origem do aço ao showroom menor possível.

Dessa forma, a Geely segue uma tendência chinesa de construção naval de embarcações com baixa emissão de poluentes para atender aos limites impostos por mercados que visam também reduzir a entrada de carros chineses, usando as emissões totais como argumento.

Falando nisso, nesta quarta (28), o BYD Shenzhen (maior ro-ro do mundo) chegou ao Porto de Itajaí, em Santa Catarina, com 7.000 carros elétricos e híbridos, que serão transportados por 130 carretas-cegonhas, conforme relatado pelo canal do Leandro LS . Sua capacidade é de 9.200 carros.

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X