
A Geely pretende produzir carros elétricos em uma fábrica que a General Motors utilizou na China como parte de uma estratégia de expansão de suas atividades no mercado doméstico, onde a empresa agora foca em carros eletrificados em massa.
A planta é a da SAIC-GM Norsom em Shenyang, na China, que foi usada pela joint-venture da GM com a SAIC no país. Segundo a Reuters, uma fonte anônima revelou que existem conversas entre as duas empresas relacionadas com a produção em Norsom.
De acordo com o site americano GM Authority, a fábrica da SAIC-GM Norsom tinha uma capacidade anual de 500.000 unidades e era operada em conjunto pela SAIC Motor e pela General Motors.
A instalação chinesa produzia os modelos Buick GL8, uma minivan de luxo da GM no mercado local, e o nosso conhecido Chevrolet Tracker, que deixou de ser feito no país, diferente do monovolume premium citado.
Veja também
Todavia, com a queda nas vendas das marcas da GM, no caso Buick, Chevrolet e Cadillac, com um volume anual descendo de 2 milhões em 2017 para apenas meio milhão em 2024, a SAIC-GM fechou a planta industrial.
Como se sabe, a Chevrolet foi a marca da GM que mais perdeu mercado na China e podemos até vislumbrar seu fim por lá, conforme rumores apontam nessa direção. Assim, Norsom ficou sem condições de operar diante de uma demanda já não mais existente.
Já no caso da Geely, a empresa busca se aproximar da líder BYD, porém, Eric Li, CEO da empresa, alertou para uma “séria supercapacidade” na indústria automobilística global e a China seria o centro disso com um parque de 50 milhões de carros ao ano.
No entanto, sabe-se que a China produz metade disso, o que já é um volume bem expressivo, porém, não evita que dezenas ou até centenas de fábricas fechem as portas por lá, devido ao mesmo motivo de Norsom…
[Fonte: GMA]
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










