Geely também se levanta contra BYD em guerra de preços na China; CEO da montadora critica redução de valores

avaliacao byd song plus 2026 (3)
avaliacao byd song plus 2026 (3)

Mais carvão no fogaréu da guerra de preços na China, onde a BYD decidiu cortar seus preços em 35%, provocando uma onda de protestos de outros fabricantes locais, como a Great Wall Motor, que foi a primeira a reclamar.

Com apoio da Changan, a GWM se posicionou contra a BYD, que respondeu classificando o discurso como sendo “alarmista”, porém, a Geely entrou no assunto, também defendendo o discurso de Wei Jianjun da Great Wall .

Victor Yang, vice-presidente da Geely, postou vídeos nas redes sociais chinesas, dizendo: “Wei Jianjun é uma pessoa genuína e honesta e é o denunciante da nossa indústria”.

A GWM alegou que os carros da BYD não atendem à legislação chinesa e internacional, por usarem tanques de combustível não pressurizados em seus híbridos plug-in Qin Plus e Song Plus.

Isso permite que o líquido interno evapore mais rapidamente do que nos pressurizados, porém, Li Yunfei, gerente geral de marca e relações-públicas da BYD, defendeu a posição da empresa.

Na rede social Weibo, Yunfei escreveu que os tanques não pressurizados usados ​​em seus carros entre 2021 e 2023 estavam conforme os requisitos regulatórios da época, mas acrescentou que a BYD os alterou devido a reclamações de clientes.

A publicação de Li no Weibo sumiu e, segundo a Reuters , nenhuma das montadoras citadas respondeu a pedido de esclarecimentos, tal como o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, aquele que revela os segredos das marcas quase oficialmente…

O MITI convocou as montadoras para uma reunião na semana passada, mas parece que isso não resolveu a questão, dada a atual contenda entre BYD e Geely.

O governo chinês quer que as montadoras locais parem de brigar e encerrem a guerra de preços, enquanto, do outro lado, os revendedores querem que os fabricantes deixem de empurrar carros em seus estoques.

As vendas na China melhoraram em maio, mas a guerra dos preços continua não trazendo um horizonte para o ano de 2025 por lá. No mercado local, o Seagull parte de 55.800 yuans ou R$ 43,3 mil.

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X