A General Motors prometeu um carro elétrico acessível no Brasil até o fim da década, espelhando aí a expectativa de clientes da Chevrolet que esperam por um modelo que seja moderno e eficiente em consumo de energia.
Embora não tenha citado a Chevrolet em entrevista ao site Auto Data, Fábio Rua, vice-presidente da GM South America, indicou que o produto terá mais detalhes revelados em janeiro, quando a GM comemorará seu centenário no Brasil.
A data é próxima e com ela também a expectativa de que a GM revele se está ou não por trás da operação que, no momento, testa e divulga modelos elétricos chineses das marcas Baojun e Wuling no Brasil.
A abordagem desse projeto é bem distinta daquela normalmente feita pela GM, com seus carros camuflados monocromáticos a desfilar por todos os lugares, porém, sem nenhuma ação de marketing adicional.
Como se sabe, as duas marcas pertencem à SAIC-GM-Wuling, a joint venture de sempre da GM na China. A montadora americana tem alguns modelos da Chevrolet baseados em carros dessas marcas, em especial a Baojun.
Nomes como Groove e Captiva são usados na América Latina para identificar carros da Baojun. A ação não é isolada, já que a Stellantis faz o mesmo com o Dodge Journey baseado em um carro chinês.
Mas, em relação à Chevrolet no Brasil, a GM está num dilema. Sobre a chegada das marcas chinesas, Rua disse: “Teremos novos entrantes no mercado e isso impacta não só a produção local. Precisamos, criativamente, aumentar o nosso market share, mesmo nas situações adversas.”
Por aí, podemos entender que a GM aumentaria esse risco usando carros da Baojun e Wuling importados da China, especialmente no que tange à produção.
Por outro lado, usaria a mesma arma das novas concorrentes para não perder market share e até aumentar a participação da GM. Nesse caso, Yep Plus e Starlight S (projeção do @kdesignag) sob a Chevrolet aumentariam a presença da marca por aqui.
Assim, adiante, a próxima geração de um deles ou mesmo um novo carro elétrico compacto da Chevrolet para China e Brasil, poderia surgir no período prometido por Rua.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!