General Motors quer produzir Spark e Captiva no Brasil, mas condições no país não permitem competir com os chineses

spark euv brasil
spark euv brasil

“Se não consegue vencer o inimigo, junte-se a ele”, diz o ditado popular. É o que a General Motors está fazendo no Brasil ao trazer a dupla de elétricos chineses Spark EUV e Captiva EV, com o primeiro já na pré-venda com previsão de vendas em agosto, começando por R$ 159.990.

Já o segundo ainda não tem preço, mas pense na relação do Spark EUV com o BYD Dolphin Mini, com ambos custando na casa dos R$ 160.000. Assim, podemos então imaginar a Captiva EV custando R$ 235.990, pouco mais que os R$ 235.800 do Yuan Plus.

Para a GM, a iniciativa não se resume a jogar areia no negócio da marca chinesa, mas realmente competir e isso significa produzir localmente, como evidenciou o presidente da empresa, Santiago Chamorro, durante o megalançamento de cinco carros da Chevrolet.

À revista Auto Data , Chamorro revelou o desejo da GM de produzir a dupla de elétricos importados em uma planta local. O CEO da GM disse: “Veja bem, é um SUV B e um SUV C, dois segmentos bem aquecidos do mercado”.

chevrolet captiva ev 2026 1
chevrolet captiva ev 2026 1

Chamorro, todavia, ponderou sobre uma decisão a respeito: “Os chineses possuem custo muito inferior ao nosso e, mesmo com os 25% de imposto de importação, compensa trazer de lá”.

O executivo apontou dois motivos para tornar as produções de Spark e Captiva no país, viáveis. A primeira é ampliar a produção local, com o executivo colombiano comparando a capacidade chinesa de fazer 45 milhões de carros contra a brasileira, com apenas 4 milhões.

Santiago Chamorro acrescentou: “Eles produzem 1 bilhão de toneladas de aço por ano, em boa parte com minério de ferro exportado do Brasil. As siderúrgicas locais produzem pouco mais de 30 milhões de toneladas”.

Já o segundo motivo é a falta de uma política tributária que reduza o custo de produção no país. Ele explicou: “Os mais de R$ 130 bilhões em investimentos anunciados recentemente pela indústria estão em risco, com os carros chineses chegando tão facilmente ao nosso mercado”.

O chefe da GM defende uma “verdadeira política industrial” e reforça seu desejo pessoal: “Meu sonho é poder produzir esses veículos aqui. O Brasil possui fonte de energia limpa, é perfeito para o carro elétrico. Mas precisamos resolver a equação”.

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X