
“Se não consegue vencer o inimigo, junte-se a ele”, diz o ditado popular. É o que a General Motors está fazendo no Brasil ao trazer a dupla de elétricos chineses Spark EUV e Captiva EV, com o primeiro já na pré-venda com previsão de vendas em agosto, começando por R$ 159.990.
Já o segundo ainda não tem preço, mas pense na relação do Spark EUV com o BYD Dolphin Mini, com ambos custando na casa dos R$ 160.000. Assim, podemos então imaginar a Captiva EV custando R$ 235.990, pouco mais que os R$ 235.800 do Yuan Plus.
Para a GM, a iniciativa não se resume a jogar areia no negócio da marca chinesa, mas realmente competir e isso significa produzir localmente, como evidenciou o presidente da empresa, Santiago Chamorro, durante o megalançamento de cinco carros da Chevrolet.
À revista Auto Data, Chamorro revelou o desejo da GM de produzir a dupla de elétricos importados em uma planta local. O CEO da GM disse: “Veja bem, é um SUV B e um SUV C, dois segmentos bem aquecidos do mercado”.
Chamorro, todavia, ponderou sobre uma decisão a respeito: “Os chineses possuem custo muito inferior ao nosso e, mesmo com os 25% de imposto de importação, compensa trazer de lá”.
O executivo apontou dois motivos para tornar as produções de Spark e Captiva no país, viáveis. A primeira é ampliar a produção local, com o executivo colombiano comparando a capacidade chinesa de fazer 45 milhões de carros contra a brasileira, com apenas 4 milhões.
Santiago Chamorro acrescentou: “Eles produzem 1 bilhão de toneladas de aço por ano, em boa parte com minério de ferro exportado do Brasil. As siderúrgicas locais produzem pouco mais de 30 milhões de toneladas”.
Já o segundo motivo é a falta de uma política tributária que reduza o custo de produção no país. Ele explicou: “Os mais de R$ 130 bilhões em investimentos anunciados recentemente pela indústria estão em risco, com os carros chineses chegando tão facilmente ao nosso mercado”.
O chefe da GM defende uma “verdadeira política industrial” e reforça seu desejo pessoal: “Meu sonho é poder produzir esses veículos aqui. O Brasil possui fonte de energia limpa, é perfeito para o carro elétrico. Mas precisamos resolver a equação”.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!