A General Motors ultrapassou a Ford e se tornou a segunda maior vendedora de carros elétricos nos Estados Unidos nos primeiros cinco meses de 2025.
A montadora de Detroit informou que vendeu 62 mil EVs até o fim de maio — sendo 37 mil apenas da marca Chevrolet. Apesar da conquista, a GM ainda está muito distante do domínio da Tesla no segmento.
Mesmo assim, o marco é significativo. Segundo comunicado da própria GM, a Ford entregou cerca de 34 mil EVs no mesmo período.
O avanço da GM tem explicação: a empresa conta hoje com uma das ofertas mais abrangentes de veículos elétricos entre as grandes marcas dos EUA.
A linha inclui desde modelos de entrada, como o Equinox EV, até opções de luxo como o Cadillac Escalade IQ.
No meio do caminho ainda há Blazer EV, Silverado EV, vans comerciais BrightDrop, Sierra EV, Hummer elétrico, Optiq, Lyriq, Vistiq e até mesmo o ultraexclusivo Celestiq.
A GM afirma que maio foi seu segundo melhor mês da história em vendas de carros elétricos.
No primeiro trimestre de 2025, a montadora registrou um crescimento de 94% em comparação com o mesmo período de 2024. Já no início do segundo trimestre, sua fatia do mercado americano de EVs chegou a 15,5%, o dobro de um ano atrás.
Para uma empresa que penou com atrasos e dificuldades logísticas em seus primeiros lançamentos elétricos, o avanço representa uma virada expressiva.
“Os clientes estão respondendo em números recordes ao nosso portfólio de veículos elétricos e a combustão”, afirmou Roy Harvey, vice-presidente executivo da GM.
Por outro lado, a Tesla segue intocável na liderança. Só no primeiro trimestre, entregou 336.681 carros elétricos nos EUA, mesmo com todas as polêmicas em torno do CEO Elon Musk.
O grosso das vendas veio dos modelos Model 3 e Model Y, enquanto os mais caros — como Model S, Model X e Cybertruck — somaram apenas 12.881 unidades.
Embora a GM comemore o segundo lugar, a distância até a Tesla ainda é enorme.
No entanto, analistas apontam que as atitudes controversas de Musk — que recentemente conseguiu desagradar tanto eleitores progressistas quanto conservadores — podem acabar pavimentando o caminho para concorrentes como a GM ganharem ainda mais espaço.
Resta saber se os pedidos de desculpas públicos de Musk ao ex-presidente Donald Trump serão suficientes para frear essa tendência.
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