Gigante chinesa CATL anuncia nova bateria para EVs, que é carregada tão rápido quanto um carro a gasolina é abastecido

catl chassi bedrock
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A gigante chinesa CATL, maior fabricante de baterias do mundo, apresentou dois avanços que podem mudar de vez o jogo para os carros elétricos: as novas células de bateria de sódio Naxtra e a nova geração das baterias de fosfato de ferro-lítio Shenxing.

Ambas prometem carregamentos ultrarrápidos, preços mais acessíveis e maior segurança — tudo isso sem comprometer o desempenho.

A estratégia da CATL é clara: repetir com as baterias de sódio o mesmo sucesso que teve ao aprimorar as LFP, que hoje são comuns em modelos elétricos de entrada.

Elas são mais baratas do que as baterias ricas em níquel e, graças à engenharia da empresa chinesa, conseguiram melhorar bastante em densidade energética, tornando-se uma opção viável e popular no mercado global de EVs.

Com as novas baterias de sódio Naxtra, a CATL promete carregar ainda mais rápido e com vida útil prolongada .

A empresa afirma que essas células alcançam densidade energética de 175 Wh por kg — um número competitivo com as melhores baterias LFP atuais. E o melhor: os testes de segurança impressionam.

As células foram perfuradas, cortadas ao meio e ainda assim não apresentaram nenhum evento térmico. Em outras palavras: mesmo sob condições extremas, elas se mantêm estáveis, o que representa um avanço significativo em segurança para os carros elétricos.

Mas o maior choque (sem trocadilhos) veio com a nova geração das baterias Shenxing LFP.

A CATL demonstrou, com números, que essas células são capazes de carregar 300 milhas de autonomia (aproximadamente 482 km) em cerca de 5 minutos.

Isso significa que o tempo para “abastecer” um carro elétrico está cada vez mais próximo — ou até melhor — do que encher um tanque de gasolina.

Segundo a CATL, os carregamentos chegam a ultrapassar a impressionante marca de 1.000 kW, com taxas acima de 500 kW mesmo quando a carga já está em 50% da capacidade.

Para quem está acostumado a EVs levando 30 minutos para meia carga, essa tecnologia representa um salto gigantesco.

A expectativa é que a bateria Shenxing esteja em 67 modelos de carros elétricos até o fim de 2025, o que sinaliza uma rápida adoção no mercado chinês — e possivelmente no mundo.

A notícia chega pouco depois da rival BYD também apresentar uma nova tecnologia de carregamento ultrarrápido, o que mostra que a competição no setor de baterias está cada vez mais acirrada.

Para os consumidores, isso pode representar carros mais baratos, com maior autonomia e tempos de recarga quase instantâneos — algo que elimina um dos maiores obstáculos à adoção em massa dos veículos elétricos.

A questão agora não é mais se essas baterias chegarão ao mercado, mas quando e com que alcance global. E ao que tudo indica, isso está mais próximo do que muitos imaginavam.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.