
A General Motors aplicará R$ 300 milhões em sua unidade instalada em Joinville, no norte de Santa Catarina, onde produz motores para a linha atual de modelos nacionais da Chevrolet. O foco é fazer propulsores para carros mais eficientes e híbridos flex.
A fábrica catarinense é a mais nova da GM no Brasil e produz atualmente os motores CSS Prime com 1.0 e 1.2 litro, ambos com versões a gasolina ou flex, bem como com aspiração natural e turboalimentação.
Esses motores são usados nos modelos Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, sendo ambos de três cilindros e com injeção multiponto, porém, a modernização da fábrica garantirá a introdução da injeção direta de combustível nas versões turbinadas.
Veja também
Além disso, os motores turbinados receberão adiante o pacote de eletrificação com o sistema MHEV de 48 volts, composto de motor/gerador elétrico no lugar do alternador com suas polias e correia, assim como o conversor de voltagem, a bateria de lítio de 48 volts e ajuste da ECU, entre outros.

Inicialmente a GM modernizará a linha para que os motores CSS Prime atendam ao Proconve L8, o que sugere a introdução da injeção direta de combustível, mais eficiente (e cara) que os bicos injetores externos.
Sem pressa, a GM preparará dois modelos que terão o sistema MHEV para serem servidos como “híbridos flex”, sendo que pelo menos um deles será um SUV de porte médio.
Cogita-se o Chevrolet Trax/Seeker que, na altura, já terá recebido atualização visual de meia vida na Coreia do Sul e China, respectivamente, sendo assim reproduzida aqui com a produção em São Caetano do Sul e, possivelmente, em Santa Fé, na Argentina.
Com o sistema, que adiciona alguns cavalos e um bom torque, o 1.2 LBP pode passar muito dos 139 cavalos da versão LIH (que tem injeção direta com gasolina) e chegar aos 145 cavalos no modo overboost, além de 22,4 kgfm pelo menos.
No momento, fica difícil imaginar a GM trazendo ao Brasil o L3T 1.3 Turbo com 163 cavalos e 23,5 kgfm, usado no Monza chinês, mas bem que seria interessante esse motor mais forte, talvez em substituição ao 1.2, quem sabe.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias