GM aplicará R$ 300 milhões em Joinville para fazer motor de híbrido flex

gm joinville 1
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A General Motors aplicará R$ 300 milhões em sua unidade instalada em Joinville, no norte de Santa Catarina, onde produz motores para a linha atual de modelos nacionais da Chevrolet. O foco é fazer propulsores para carros mais eficientes e híbridos flex.

A fábrica catarinense é a mais nova da GM no Brasil e produz atualmente os motores CSS Prime com 1.0 e 1.2 litro, ambos com versões a gasolina ou flex, bem como com aspiração natural e turboalimentação.

Esses motores são usados nos modelos Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, sendo ambos de três cilindros e com injeção multiponto, porém, a modernização da fábrica garantirá a introdução da injeção direta de combustível nas versões turbinadas.

Além disso, os motores turbinados receberão adiante o pacote de eletrificação com o sistema MHEV de 48 volts, composto de motor/gerador elétrico no lugar do alternador com suas polias e correia, assim como o conversor de voltagem, a bateria de lítio de 48 volts e ajuste da ECU, entre outros.

gm joinville 2
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Inicialmente a GM modernizará a linha para que os motores CSS Prime atendam ao Proconve L8, o que sugere a introdução da injeção direta de combustível, mais eficiente (e cara) que os bicos injetores externos.

Sem pressa, a GM preparará dois modelos que terão o sistema MHEV para serem servidos como “híbridos flex”, sendo que pelo menos um deles será um SUV de porte médio.

Cogita-se o Chevrolet Trax/Seeker que, na altura, já terá recebido atualização visual de meia vida na Coreia do Sul e China, respectivamente, sendo assim reproduzida aqui com a produção em São Caetano do Sul e, possivelmente, em Santa Fé, na Argentina.

Com o sistema, que adiciona alguns cavalos e um bom torque, o 1.2 LBP pode passar muito dos 139 cavalos da versão LIH (que tem injeção direta com gasolina) e chegar aos 145 cavalos no modo overboost, além de 22,4 kgfm pelo menos.

No momento, fica difícil imaginar a GM trazendo ao Brasil o L3T 1.3 Turbo com 163 cavalos e 23,5 kgfm, usado no Monza chinês, mas bem que seria interessante esse motor mais forte, talvez em substituição ao 1.2, quem sabe.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X