
A General Motores está comemorando 25 anos na fábrica de Gravataí no Rio Grande do Sul e no próximo ano iniciará a produção do novo SUV compacto derivado de Onix.
Desde sua inauguração, em julho de 2000, o Complexo de Gravataí produziu quase 5 milhões de veículos, entre eles Celta, Prisma, Onix e Onix Plus, preparando agora o terreno para o SUV derivado do Onix.
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, comenta: “Gravataí representa a visão de futuro da GM. Uma fábrica altamente conectada, que alia inovação, sustentabilidade e impacto regional”.
Chamorro afirma: “Com a chegada do novo SUV 100% desenvolvido para o consumidor sul-americano, o complexo inaugura um novo ciclo, ampliando sua relevância na estratégia da GM na América do Sul”.
Segundo a GM, o complexo se prepara para o terceiro modelo, após Onix e Onix Plus, em 2026 com a fabricação de um SUV da Chevrolet. Trata-se de um segmento ainda não explorado pela GM no Brasil.
O novo produto da GM faz parte do ciclo de R$ 1,2 bilhão em investimentos anunciados em 2024 para modernização e expansão da unidade. A nova operação permitirá que a planta gaúcha aumenta sua produtividade, em baixa nos últimos anos.
Este novo SUV da Chevrolet será um concorrente direto dos novos SUVs de de entrada do mercado nacional, sendo eles o Fiat Pulse, o Renault Kardian e o Volkswagen Tera.
O SUV derivado do Onix terá motorização 1.0 turbo de até 115 cavalos e opções manual ou automático, já dimensionado para a regra do Carro Sustentável. Possivelmente, a GM seguirá o caminho da Volkswagen e colocará este modelo também com a versão 1.0 aspirada e câmbio manual.
A grande aposta da GM no novo modelo é a venda em grande volume, ocupar boa parte da produção da fábrica de Gravataí. Conheço o Tracker deverá ter um aumento substancial de preço e reposicionamento de mercado, abrindo assim espaço para o novo SUV de entrada.
[Projeção: KDesignAG]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!