
A General Motors está cortando a produção em uma de suas principais fábricas de veículos elétricos, marcando mais um recuo na indústria automotiva diante da nova postura do governo de Donald Trump, que vem retirando incentivos federais para carros “verdes”.
A fábrica em questão, localizada em Spring Hill, Tennessee, será temporariamente paralisada em dezembro, interrompendo a produção de dois SUVs elétricos da marca Cadillac: o Lyriq, considerado um sucesso de vendas, e o Vistiq, um modelo maior que estava prestes a ganhar espaço no mercado.
Segundo fontes próximas à empresa, além da pausa em dezembro, a GM também suspenderá as atividades da planta por uma semana nos meses de outubro e novembro.
Para os primeiros cinco meses de 2026, a montadora planeja reduzir significativamente a produção desses modelos, com a dispensa temporária de um dos dois turnos da fábrica.
Veja também

Outro impacto será sentido na planta da GM próxima a Kansas City, onde a produção do novo Chevy Bolt EV estava programada para começar ainda este ano. A ativação de um segundo turno nessa unidade foi adiada por tempo indeterminado.
A GM justificou a decisão alegando que está fazendo “ajustes estratégicos de produção alinhados ao crescimento mais lento do mercado de veículos elétricos e à demanda do consumidor”.
O corte de incentivos federais é um dos principais fatores para o desaquecimento do setor. A nova legislação aprovada em julho eliminou o crédito fiscal de US$ 7.500 que impulsionava as vendas de EVs há cerca de 15 anos.
“Esse crédito está impulsionando a demanda; sem ele, isso vai desacelerar”, afirmou a CEO da GM, Mary Barra, ainda em dezembro de 2024.

Analistas apontam que, com a retirada do incentivo e a suspensão das penalidades para empresas que não atingirem metas de eficiência energética, montadoras se sentirão mais incentivadas a focar novamente em carros movidos a gasolina.
Mesmo com o bom desempenho recente — 21 mil EVs vendidos em agosto — a GM reforça que sua capacidade de produção de veículos a combustão continuará sendo um diferencial competitivo.
“Nosso portfólio ICE nos garante flexibilidade e lucratividade que empresas exclusivamente elétricas não têm”, disse Duncan Aldred, chefe da GM na América do Norte.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias