GM: Cruise proibida de rodar com carros autônomos na Califórnia

Cruise police san franciscoCruise police san francisco

A conhecida Cruise Automation, atualmente de propriedade da General Motors, suspendeu suas atividades nos EUA após a proibição do governo da Califórnia, que impediu a circulação dos carros autônomos da empresa no estado.

O Departamento de Veículos Motorizados (DMV) da Califórnia anunciou na última terça-feira que os veículos da Cruise, conhecidos como “robotáxi”por rodar sem motorista, eram um risco para o público e também que a empresa havia “deturpado” a segurança da tecnologia.

A proibição impactou diretamente nas operações da Cruise que, após a proibição na Califórnia, suspendeu suas atividades temporariamente nos EUA, uma vez que a Califórnia, em especial a cidade de São Francisco, era o principal campo de testes e experimentação dos veículos autônomos.

Ainda que não exclusivamente, São Francisco era a vitrine da Cruise, que também tem seus carros autônomos em circulação nas cidades americanas de Phoenix, Houston, Austin, Dallas e Miami.

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Em resposta à proibição, a Cruise divulgou uma nota dizendo que “a coisa mais importante para nós agora é tomar medidas para reconstruir a confiança do público… Nesse espírito, decidimos pausar proativamente as operações sem motorista em todas as nossas frotas enquanto dedicamos tempo para examinar nossos processos, sistemas, e ferramentas.”

Após vários acidentes envolvendo seus carros autônomos, a Cruise seguiu com suas operações, mas também o governo da Califórnia quanto a NHTSA já investigavam os casos ocorridos em São Francisco.

Entre os casos que mais chamaram a atenção, um Chevrolet Bolt da Cruise atropelou um pedestre e simplesmente fugiu…

Noutro caso, vários carros da Cruise bloquearam uma via e outros simplesmente paravam na rua, com um deles ao ser abordado por um policial, saiu rodando e sendo perseguido, parando novamente na via.

Casos de carros autônomos usando calçadas e garagens para manobrar também existem, assim como outras inconsistências perigosas, revelando que a condução autônoma continua longe do confiável.

[Fonte: Reuters ]

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X