
Não foi somente a General Motors que anunciou planos produtivos no Ceará, com a montagem confirmada ainda para 2025 do modelo Chevrolet Spark EUV com possibilidade de operação local em SKD de mais produtos da empresa oriundos da China.
O governo do Ceará também se manifestou nesta segunda-feira (8), com o Polo Automotivo do Ceará sendo agora a denominação do parque industrial no estado para a operação multimarcas.
O Ceará não quer somente a GM, mas qualquer outro fabricante interessado em montagem de veículos no estado, onde os planos em Horizonte são de capacidade de produção de 80 mil veículos por ano, com expectativa de até 9 mil empregos de alta qualificação.
Gerenciado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o Polo Automotivo do Ceará tem como principal empresa a Comexport, que fechou o contrato de montagem de veículos com a GM, numa operação terceirizada na região.
Veja também
Danilo Serpa, presidente da Adece, comentou sobre a produção do Spark EUV. Ele disse: “Vai estimular a formação de uma cadeia regional de fornecedores, peças, baterias, softwares, componentes elétricos e híbridos”.
Serpa completou: “O impacto esperado, além de econômico, será tecnológico, com atração de centros de pesquisa e startups ligadas à mobilidade inteligente, fortalecendo o ecossistema local de inovação”.
Além dos carros elétricos, o Polo Automotivo do Ceará tem foco ainda na produção de híbridos e conta com incentivos fiscais do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal.
Segundo o governo estadual, a Comexport, acionista da PACE e maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil, representa na região as marcas Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.
Com R$ 400 milhões em investimento somente na primeira fase, o Polo Automotivo do Ceará pode se tornar um polo produtor nacional de carros elétricos e, conforme interesse do estado, de híbridos também.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias