GM desafia a lógica do mercado e aposta bilhões em novo V8 mesmo com a era elétrica batendo à porta

chevrolet silverado 2024 avaliação na (48)
chevrolet silverado 2024 avaliação na (48)

Enquanto boa parte da indústria automobilística acelera rumo à eletrificação total, a General Motors parece estar indo na contramão.

A montadora americana está investindo bilhões de dólares apenas na infraestrutura necessária para produzir uma nova geração do seu motor V8 — algo que começará a sair do papel apenas em 2027.

Para muitos, isso soa como um contrassenso, afinal, não era para os motores a combustão estarem com os dias contados?

Seja como for, a GM tem uma resposta direta: os clientes ainda querem motores V8. E mais do que isso, estão comprando.

silverado 1500 diesel (1)
silverado 1500

Cerca de metade dos compradores do Chevrolet Silverado 1500 optam por uma das versões V8 oferecidas, com destaque para o 5.3 litros, presente em 42% das vendas.

O 6.2 litros responde por outros 8%. Números expressivos, especialmente quando comparados com o concorrente Ford F-150, em que apenas um quarto dos clientes escolhem o motor V8 disponível.

Esse apelo pelo tradicional motor de oito cilindros não se limita às picapes. Modelos como Tahoe, Suburban, Yukon e Escalade seguem com forte demanda nos EUA — todos com motores V8 como padrão ou opção.

Ao contrário dos rivais que se renderam aos V6 turbinados ou até aos híbridos, a GM mantém sua receita clássica: motores aspirados, sem turbos, com comando simples, que entregam potência sólida e custos de produção significativamente menores.

silverado 1500 diesel (2)
silverado 1500 

Há ainda um fator econômico relevante nessa equação. Apesar de ter investido pesado no desenvolvimento de modelos elétricos como o Silverado EV e o Hummer EV, as vendas ficaram bem abaixo do esperado.

Nesse cenário de incerteza no mercado de elétricos e de consumidores ainda relutantes em abandonar a combustão, apostar em motores mais simples, baratos e de manutenção conhecida se tornou um caminho mais seguro para a GM.

O contraste é ainda mais evidente quando se observa a postura de outras marcas.

A Ram, por exemplo, abandonou o famoso Hemi V8 e passou a oferecer o Hurricane, um seis cilindros turbo que não agradou de imediato.

silverado 1500 diesel (3)
silverado 1500 diesel (3)

A repercussão negativa foi tanta que a empresa já fala em trazer de volta o V8 como forma de se redimir com o público.

Com o novo motor V8 programado para começar a ser produzido dentro de dois anos, a GM está reforçando a sua posição de que, ao menos no mercado americano, ainda há muito espaço para o som grave e a força bruta de um V8.

Em tempos de incertezas econômicas, flutuações tecnológicas e apostas nem sempre certeiras em eletrificação, a velha receita da potência tradicional continua sendo, para muitos, a opção mais confiável — e para a GM, uma aposta que ainda rende bons dividendos.

[Fonte: The Drive ]



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.