
A General Motors implementou uma nova política de garantia para alguns modelos 2025 que coloca prazos claros para a instalação de atualizações de software over-the-air (OTA).
Proprietários de veículos Chevrolet agora têm 45 dias, a partir da disponibilização do update para o carro, para realizar a instalação. Se uma falha ocorrer e estiver relacionada à falta dessa atualização, a cobertura de garantia poderá ser negada.
Segundo a GM, a medida visa reduzir problemas que poderiam ser prevenidos com correções de software e garantir que os clientes tenham sempre a melhor experiência possível.
Veja também
Um porta-voz da marca disse que, caso o dono não consiga realizar a atualização por conta própria — seja por falta de conectividade ou insegurança no processo —, um concessionário fará o serviço gratuitamente.

A fabricante também garante que, se um update causar danos ao veículo, esses reparos serão cobertos durante o período de garantia.
Alguns dos modelos da empresa que já tem esse tipo de atualização pela internet incluem o Corvette C8, Chevrolet Silverado 2024 e 2025, e os elétricos Blazer EV, Equinox EV.
A política não significa que todo o contrato de garantia será anulado se o cliente não atualizar o carro.
Leis de proteção ao consumidor exigem relação de causa e efeito: uma atualização de mapas, por exemplo, não pode ser usada para negar reparo de motor.
Ainda assim, a GM quer incentivar que os updates sejam feitos rapidamente, tratando-os como parte essencial da manutenção.

A empresa admite que há situações em que o prazo de 45 dias não é viável, como no caso de um Corvette guardado durante o inverno ou de um proprietário que esteja ausente por longos períodos.
Nesses casos, a montadora afirma ter processos internos para avaliar e atender o cliente.
A GM não está sozinha nessa abordagem. Tesla e Ford já exigem que donos instalem atualizações para manter certas coberturas, embora os prazos variem — a Tesla não define um limite de dias, enquanto a Ford fala em “tempo razoável”, geralmente 30 dias.
O tema ainda é nebuloso para muitas marcas. Consultadas, poucas responderam sobre políticas específicas de updates obrigatórios.
À medida que os veículos se tornam cada vez mais definidos por software, a exigência de atualizações como parte da manutenção tende a se tornar mais comum e potencialmente decisiva para garantir reparos sob cobertura.
[Fonte: Car and Driver]
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias