
Para melhorar o treinamento dos agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos, e, talvez, também ganhar uns pontinhos com o governo, a General Motors resolveu doar 10 veículos novinhos em folha para o centro de treinamento do Serviço Secreto, localizado em Laurel, Maryland.
A frota enviada inclui desde SUVs como o Chevrolet Tahoe e o Cadillac Escalade até esportivos como o Corvette — e, o mais curioso, alguns com câmbio manual.
A seleção de veículos entregue inclui dois Cadillac CT4, dois CT5, duas versões do Corvette (uma delas o híbrido E-Ray), uma picape Chevrolet Colorado, um Suburban, um Tahoe preparado para uso policial e um Escalade.
A presença de modelos com câmbio manual chama atenção, especialmente em uma época em que a transmissão automática domina o mercado americano. Tudo indica que se tratam das versões mais esportivas CT4-V e CT5-V Blackwing, que ainda oferecem a opção de câmbio manual.

Mas o motivo por trás disso é bem prático: muitos países fora dos Estados Unidos ainda usam carros com câmbio manual, especialmente na Europa.
Como nem todos os agentes estão familiarizados com esse tipo de condução, os instrutores do Serviço Secreto vão usar esses carros para garantir que todos estejam preparados para qualquer situação — inclusive conduzir veículos manuais em uma missão no exterior.
Segundo o instrutor Mark Armstrong, nem todos os agentes conseguem operar uma transmissão manual atualmente.

Com os novos veículos à disposição, será possível oferecer esse tipo de instrução, além de familiarizá-los com tecnologias modernas de assistência à condução, como sistemas de frenagem automática e controle de estabilidade — sistemas que, por sinal, o Serviço Secreto pode preferir desligar em certas missões.
Curiosamente, a GM não incluiu nenhum modelo 100% elétrico nessa leva, apesar de já contar com vários BEVs no seu portfólio.

Talvez porque, em termos de direção, eles são simples de operar e exigem menos treinamento específico — ou talvez porque, na prática, os agentes ainda não estejam preparados para confiar suas vidas à autonomia de um EV.
Mesmo com a GM tendo se retirado de mercados importantes como Europa e Austrália, os modelos enviados são representativos do que os agentes ainda podem encontrar nos comboios presidenciais ou até nos carros que eventualmente precisem ser assumidos em uma emergência.

Com esses veículos, o Serviço Secreto poderá manter suas habilidades afiadas e adaptadas aos tempos atuais, onde não basta mais saber dirigir — é preciso saber lidar com qualquer tipo de carro, de qualquer lugar do mundo.

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