GM esquece de colocar manual do proprietário e precisa fazer recall de mais de 3.500 veículos nos EUA

cadillac vistiq (4)
cadillac vistiq (4)

Parece brincadeira, mas esquecer o manual do carro custou caro para a General Motors, que anunciou dois recalls diferentes nos Estados Unidos por conta da ausência desse item considerado essencial.

Mais de 3.500 veículos da linha 2026 estão envolvidos, incluindo picapes da linha Silverado e o novo SUV elétrico Cadillac Vistiq.

O maior grupo afetado é o da Chevrolet, com 3.408 unidades das caminhonetes Silverado 1500, 2500 e 3500 produzidas sem manual do proprietário.

O problema foi identificado em outubro, quando uma concessionária notou que quatro unidades do modelo Silverado 2500 chegaram sem o manual no pacote entregue pela fábrica.

Veja também

silverado 1500 diesel (1)
silverado 1500 diesel (1)

Após investigação interna, a GM concluiu que houve erro de procedimento por parte dos funcionários responsáveis pela montagem dos kits de entrega aos revendedores.

A solução, nesse caso, é simples: as concessionárias vão distribuir os manuais físicos para os proprietários afetados, e os avisos oficiais começam a ser enviados no início do próximo mês.

Já o segundo recall envolve um número bem menor de unidades — 94 exemplares do Cadillac Vistiq — mas com uma falha mais tecnológica.

Segundo documentos da agência reguladora americana, os veículos saíram da fábrica com o sistema multimídia sem o status correto para baixar automaticamente o manual digital.

cadillac vistiq (1)
cadillac vistiq (1)

Isso aconteceu porque o rádio não foi colocado no chamado “modo transporte”, que entre outras funções, reinicia o sistema e habilita o download automático do manual e a integração com o aplicativo myCadillac.

Inicialmente, a montadora tentou resolver o caso com um boletim técnico e um e-mail explicando aos clientes como forçar o reboot do sistema pressionando o botão de encerrar chamada por 15 segundos.

A GM minimizou o problema ao alegar que, mesmo sem intervenção do usuário, o sistema se reiniciaria automaticamente após 24 horas acumuladas de uso.

No entanto, após receber pelo menos 12 reclamações sobre o assunto, a empresa optou por oficializar o recall e realizar a correção nas concessionárias.

O procedimento inclui a redefinição do sistema de rádio para forçar o download do manual eletrônico.

Vale lembrar que, diferentemente de outros modelos da marca, o Cadillac Vistiq não conta nem com um manual físico simplificado, contendo apenas informações obrigatórias.

O caso chama atenção por expor a dependência cada vez maior dos sistemas digitais para funções básicas, como o acesso ao manual do veículo — algo que, embora muitos motoristas ignorem, continua sendo exigido por lei e fundamental para a operação segura do carro.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.