GM está demitindo em sua principal fábrica de carros elétricos em Detroit; a Factory Zero produz o “tanque” GMC Hummer

gmc hummer fabrica
gmc hummer fabrica

A GM está demitindo em sua mais moderna fábrica, a Factory Zero, em Detroit. São 200 funcionários e o prognóstico não é bom, já que os planos de eletrificação nos EUA estão caindo por terra.

A Factory Zero foi construída para ser uma fábrica-modelo para a produção de carros elétricos e ali são feitos veículos como o GMC Hummer EV, Chevrolet Silverado EV, GMC Sierra EV e Cadillac Escalade IQ, por exemplo.

Segundo o jornal US News , a GM está ajustando a produção “dependendo da dinâmica do mercado” e a antiga Detroit-Hamtramck até 2020, agora Factory Zero, sente os primeiros sinais da desaceleração nas vendas de elétricos.

A GM tinha planos sólidos de eletrificação e foi a montadora americana que mais apostou nisso, porém, agora as coisas são bem diferentes e o atual governo americano não quer nem saber de carros elétricos.

Na planta, a GM injetou US$ 2,2 bilhões para modernizá-la e confiou na promessa do governo anterior de que a eletrificação seria acelerada nos EUA.

À época, Mary Barra, CEO da GM, disse ser um “dia monumental para toda a equipe da GM”, enquanto o vice-presidente de fabricação da GM, Gerald Johnson, acrescentou que “até 2025, os veículos elétricos representarão 20% da produção total da GM e, até 2030, até 50%”.

Todavia, as previsões da GM até hoje não se cumpriram e, dos 2,7 milhões de carros novos eletrificados vendidos pela montadora nos EUA, somente 114.432 deles eram carros elétricos.

Então, embora a GM seja a segunda maior fabricante de carros elétricos, depois da Tesla, ela ainda pode ostentar uma participação de apenas 4,2% nesse mercado.

Com a atual tarifa de 25% sobre carros importados, sendo de 125% para chineses, instituída recentemente, os componentes importados dos países vizinhos tornarão ainda mais cara essa operação da Factory Zero.

Assim, com a atual política, não prevista nem no ano passado, a GM vive um dilema industrial e comercial, já que mesmo a exportação de seus carros pode sofrer com a retaliação de outras nações, que se sentem atingidas pelos EUA.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X