A General Motors anunciou nesta quarta (4), um investimento de R$ 5,5 bilhões em suas plantas localizadas no Estado de São Paulo, com dois modelos sendo descritos como híbridos flex, mas usando a tecnologia do MHEV, que funciona com 12V ou 48V.
Como já descrito anteriormente, o MHEV é o sistema mais simples de eletrificação que se possa colocar num carro comum, substituindo componentes como alternador e adicionando um motor/gerador por correia, bem como uma bateria de lítio e o conjunto de gerenciamento e comando.
Mas, no evento do anúncio, Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, comentou sobre outra tecnologia que a filial brasileira considerada como apropriada, sendo nesse caso o híbrido plug-in flex.
Segundo nota da GM, a tecnologia “permite o veículo ser abastecido com etanol, gasolina ou energia elétrica”. Chamorro não citou abertamente a tecnologia no comunicado, mas isso mostra que a montadora considera importante o PHEV.
Nos EUA, atualmente a GM tem somente o Corvette C8 com opção PHEV, mas focado na performance com eficiência energética. Todavia, produtos como o Equinox Plus, vendido na China, são bem mais apreciáveis nesse caso.
Em Detroit, a GM disse que não irá assumir a tecnologia usada na China e criará algo novo para o mercado norte-americano.
Nos dois casos, o propulsor a gasolina original será modificado para queimar etanol, mesclando assim com o derivado de petróleo e com a eletricidade, num movimento que levará a Chevrolet de encontro a rivais como Fiat e Volkswagen.
Hoje, a tecnologia usada pela GM na China tem o mesmo motor LSD 1.5 Turbo usado no Equinox antigo, vendido aqui, como também no novo, fabricado no México.
Ele tem 177 cavalos que, combinados com um motor elétrico de 188 cavalos, entrega uma potência combinada de 365 cavalos, uma vez que o motor elétrico é fixado no eixo traseiro.
Com 155 km de alcance no modo elétrico, o Equinox Plus vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e tem autonomia combinada de 1.000 km.
Mas, será usado aqui? Provavelmente não. O motivo é que o Novo Equinox chega do México e lá usará o PHEV feito para os EUA. Então, sem Plus.
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