GM poderia sair da Coreia do Sul por conta das tarifas altas dos EUA, diz engenheiro coreano

trax port 3
trax port 3

Uma boa parte dos carros vendidos pela GM no mercado americano são provenientes da Coreia do Sul, onde a montadora tem uma base importante, edificada sobre o que sobrou da Daewoo Motors.

Todavia, a filial coreana da GM nunca foi sólida o suficiente e agora seus alicerces podem ceder diante da tarifa de 25% de imposto de importação dos EUA.

Segundo Lee Ho-guen, professor sul-coreano de engenharia automotiva, “se as tarifas americanas permanecerem em vigor, a GM não terá mais motivos para permanecer na Coreia do Sul”.

Ao jornal americano The Detroit News, Ho-guen disse: “As tarifas podem aumentar em até US$ 10.000 o preço sugerido dos carros enviados para os EUA, enquanto a GM vende menos de 50.000 unidades por ano na Coreia do Sul. Há muito pouco espaço para eles ajustarem sua estratégia.”

Sem o mercado americano, devido ao alto custo da importação, a GM teria que buscar novos destinos, talvez na Ásia Central ou mesmo na Rússia, se, num caso hipotético, houver o fim da guerra da Ucrânia e o levantamento do embargo ao país.

No que diz respeito a isso, o professor tem outra visão: “Em algum momento, após os próximos dois anos, acredito ser muito provável que a GM saia e mantenha somente sua unidade de pesquisa e desenvolvimento aqui, ou pelo menos reduza significativamente sua produção”.

Kim Woong-heon, um dirigente sindical, comentou: “Os carros que estamos fabricando [na Coreia] estão na faixa de preço mais baixa da GM, então os custos com mão de obra impossibilitarão a transferência imediata da produção para os EUA”.

Sem poder importar os mesmos carros feitos na China, a GM entra num dilema perigoso, afinal, modelos como Chevrolet Trax, Chevrolet Trailblazer, Buick Envista e Buick Encore GX, por exemplo, citados pelo site GM Authority , são fundamentais para as vendas da empresa nos states.

Já na Coreia do Sul, a GM tem somente 1% de market share, com as coreanas Hyundai, Kia e Genesis tendo mais de 90% das vendas.

Só no primeiro trimestre de 2025, a GM teve queda de 41% na Coreia do Sul. Na GM, a resposta é clara: “Não pretendemos responder a rumores sobre a saída da empresa da Coreia”, disse Gustavo Colossi, vice-presidente de vendas da GM Coreia.

Colossi reforçou a posição da GM no país: “Pretendemos prosseguir com nossas estratégias de vendas na Coreia e continuar lançando novos modelos nas próximas semanas e meses, introduzindo novas ofertas da GM ao mercado.”

 

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X