
Há algum tempo, o mercado tinha uma grande questão com a General Motors em tempos de eletrificação: como ela faria a hibridização quando o discurso era de um portfólio 100% elétrico, ditado por Detroit?
A resposta veio quando a situação mudou nos states, trazendo os híbridos para a pauta. Aqui, agora, podemos vislumbrar que a introdução de tecnologias alternativas ao carro elétrico será feita com ajuda da Hyundai.
Anunciada recentemente pelas duas montadoras, a parceria gera uma nova gama de produtos com uma plataforma única para a região, criando “um SUV, um carro de passeio e uma picape, todos compactos, além de uma picape média.
Veja também
Estes carros compartilharão a mesma plataforma entre GM e Hyundai, que criarão seus próprios designs e acabamentos.
Na GM, o acordo já está sendo comemorado, conforme entrevista de Fabio Rua, CEO da GM América do Sul, para o site Automotive Business.
Para a GM, a sinergia com a Hyundai será benéfica para a Chevrolet, que precisa eletrificar sua gama de produtos diante da concorrência, que seguiu o cronograma nacional, enquanto a empresa esperava uma posição de Detroit.
O processo foi acelerado com a chegada das marchas chinesas e a parceria com a Hyundai atenderá não somente carros a combustão, mas também híbridos e até híbridos plug-in.
Fábio Rua comentou: “Quando dois concorrentes de porte resolvem se juntar, identificam sinergias na sua estrutura de produção de compras. Vem coisa boa por aí”.
O caminho para isso será a unificação das compras de componentes, vital para a redução de custos na eletrificação, conforme Ruas apontou.
Ele disse: “Isso reforça nossa visão de sustentabilidade na aquisição de um produto que cada vez mais vai dar o tom do nosso compromisso ambiental ao longo do tempo”.
Ruas ampliou: “O custo é um dos pontos altos dessa parceria e nessa visão a gente obviamente está se reposicionando no mercado como todas estão se reposicionando no mercado. Não é A, ou B, ou C que provocou uma eventual reação das empresas, mas a dinâmica do negócio e dos consumidores”.
Tecnologias como MHEV, HEV e PHEV serão abraçadas pela GM até 2030, com a parceria ajudando a reduzir o custo disso.
O executivo afirmou: “Eu digo para você, sem medo de errar, que se não 100%, 90% do nosso portfólio, 95% do nosso portfólio, vão ter opções de novas tecnologias. Então, a gente pode apostar que até 2030 a gente vai ter 100% do portfólio GM coberto com uma eletrificação”.
Então, devemos esperar que a Hyundai siga o mesmo caminho com a próxima geração do HB20, assim como veremos o sucessor do Onix e demais produtos da Chevrolet.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias