GM quer PDV em São Paulo, mas trabalhadores não

gm abc 1

A General Motors não vê melhoras no cenário de 2024 no mercado brasileiro, onde a baixa demanda é o motivo pelo qual a montadora apresentou aos funcionários das plantas paulistas, um plano de PDV.

O plano de demissão voluntária contempla as três fábricas da GM no estado, sendo elas em Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul e São José dos Campos.

Todavia, as três fábricas da GM recusaram a proposta da montadora, apesar da empresa alegar, no documento aos funcionários, que “o cenário de vendas de veículos no Brasil está obrigando a indústria automotiva a fazer ajustes em suas capacidades produtivas. Agora, os ajustes não são mais por falta de peças: é necessário adaptar as fábricas ao tamanho do mercado”.

A GM aponta os juros altos como principal motivo para retração nas vendas do mercado interno. Então, para contornar o problema, a montadora alega já ter feito layoff, férias coletivas e days-off para ajustar a produção à demanda.

No entanto, mesmo assim, a GM não vê outro horizonte a não ser reduzir a mão de obra nas fábricas paulistas.

Em seu comunicado aos empregados, a GM também diz: “Além deste panorama interno, outros países da América do Sul também passam por incertezas econômicas e políticas, o que causa impacto direto sobre as exportações. As projeções mostram que essa condição não deve mudar neste ano e nem em 2024. Sendo assim será necessário iniciarmos um plano de reestruturação.”

Segundo o sindicato, em São Caetano do Sul, “até o momento apenas funcionários que já estavam aposentados”, conforme afirmou Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, presidente da entidade.

Em São José dos Campos, Renato Almeida, secretário-geral do sindicato local, disse: “Todos os funcionários recusaram, não houve nenhum voto favorável”.

David Martins de Carvalho, vice-presidente do sindicato de Mogi das Cruzes, comentou: “O PDV é péssimo se comparado com outros que já discutimos e também na comparação com os programas de outras montadoras”.

[Fonte: Auto Data ]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X