GM reduz a produção de picapes em sua fábrica no Canadá e a culpa é da tarifa de 25% do governo americano

silverado 1500 diesel (1)
silverado 1500 diesel (1)

A General Motors reduziu a produção de picapes grandes em sua fábrica canadense, em meio à imposição de tarifas de 25% para a importação de automóveis e comerciais leves.

Localizada em Oshawa, na província do Ontário, a planta da GM Oshawa faz os modelos Silverado 1500 e 2500 HD, assim como similares da GMC Sierra.

Em 2024, a GM produziu 144.000 picapes no Canadá e, segundo o sindicato Unifor, o corte na produção de picapes impactará 700 funcionários no chão de fábrica e outros 1.500 na cadeia de suprimentos local.

Kristian Aquilina, presidente da GM Canadá, afirmou que a montadora precisa se adaptar ao “ambiente comercial em evolução”. Nesse caso, seria “involução”, já que as tarifas estão a ruir uma cadeia de suprimentos e um setor há décadas consolidado.

Enquanto isso, Lana Payne, a presidente nacional da Unifor, criticou a medida da GM como “prematura e desrespeitosa”.

Isso porque o recém-eleito primeiro-ministro canadense, Mark Carney, se prepara para uma possível renegociação dos termos comerciais com os EUA na próxima semana.

Lá na fábrica da CAMI, em Ingersoll, Ontário, a GM cortou bem a produção de vans elétricas da antiga marca BrightDrop, que agora fazem parte do portfólio da Chevrolet.

Para termos uma ideia do corte em Oshawa, a GM ampliou a produção de veículos em Fort Wayne, Michigan, onde também produz picapes e com um adicional de 50.000 unidades por ano.

A GM estima em até US$ 5 bilhões os custos operacionais extras com a tarifa de 25% para carros importados e seus componentes.

No México, a GM também tem problemas com a produção local, voltada essencialmente para o mercado americano.

Transferir a produção de picapes destes dois países para os EUA parece a solução parcial do problema, já que seria necessário também localizar as peças em território americano.

Enquanto isso, espera-se um aumento expressivo dos preços dos carros nos states para os próximos meses.

[Fonte: GMA ]

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X